Coronavírus: sobe para 111 o número de mortos no Brasil
São 3.904 casos confirmados
O Ministério da Saúde divulgou neste sábado, 28, o número atualizado de mortos pelo novo coronavírus no Brasil. Até o momento são 111 vítimas fatais e 3.904 casos confirmados.
Desde a última sexta-feira, 27, foram registradas 19 novas mortes pelo covid-19 e 487 novos diagnosticados.
Com isso, os dados de hoje representam o segundo maior acréscimo de casos confirmados de um dia para o outro desde que o Ministério da Saúde passou a contabilizar as infecções.
“O SUS é um bicho de três patas. Para planejar dentro do SUS você precisa da União, dos Estados e dos Municípios. Essas três patinhas têm que ir todas na mesma direção. Se uma pata vai para outro lado, começa a girar ou ir para o lado”, disse o ministro Luiz Henrique Mandetta, em coletiva, em Brasília (DF).
O ministro da Saúde também contrariou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), dizendo que é preciso aumentar e uniformizar as medidas de isolamento no país.
“Quando a gente manda parar, diminuem acidentes, diminuem traumas e aumentam leitos de UTI quando precisarmos. Diminuem politraumatizados na UTI e aumenta espaço para os internados por viroses. Ou seja, mais um benefício quando a gente manda parar, além de diminuir a transmissão”, disse.
Mandetta explicou ainda que, se todo mundo sair para a rua ao mesmo tempo, faltarão equipamentos para todos. “Seja pro patrão, seja pro empregado […] A gente vai ter que contratar aviões para embarcar produtos na China, para sair de lá e trazer para cá. Mais um motivo para as pessoas ficarem em casa. Porque se todo mundo sair ao mesmo tempo, vai faltar equipamentos”, completou.
Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
Como se proteger no ambiente de trabalho
Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
SUS lança app para fazer triagem virtual
Coronavírus: como se proteger no transporte público
Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
Entenda a diferença entre quarentena e isolamento