Últimas notícias:

Loading...

Curva de contágio de coronavírus no Brasil se parece muito com Europa

Especialistas da Itália alertam sobre avanço do covid-19 e afirmam que a curva de crescimento do contágio no Brasil se parece com de outros países europeus

Por: Redação

Seguindo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) a respeito da curva de crescimento do contágio do coronavírus, a BBC News Brasil elaborou dois gráficos que mostram o avanço do covid-19 no Brasil e na Europa, e pediu para um analista de dados e um médico analisarem. A situação é preocupante.

De acordo com os especialistas, a curva de crescimento do contágio no Brasil é muito similar à de vários países europeus que hoje passam grande sufoco com o coronavírus.

22 pessoas que estiveram com Bolsonaro nos EUA têm coronavírus

brasil europa coronavírus
Crédito: John Hopkins University/ReproduçãoCoronavírus no Brasil e no mundo

Segundo a análise de Lorenzo Pregliasco, sócio-fundador da empresa de pesquisas Quorum, o Brasil “está alinhado com a maior parte dos países observados”, apesar de seguir “um pouco atrás” na curva de crescimento: “Particularmente, me parece que o ritmo de contágio possa seguir a trajetória da França.”

Ao longo de 10 dias, o país francês deu um pulo de 50 casos do coronavírus para mil casos. Após bater esse número, a França mandou a população não sair às ruas, a não ser em casos de deslocamentos essenciais.

Já para Nino Cartabellotta, médico e presidente da Fundação Gimbe, o Brasil tem a oportunidade de aprender com os países europeus para não repetir o que está acontecendo lá. “Na Itália, estamos assistindo a um filme idêntico ao que vimos na China, e a batalha será a mesma em todos os outros países do mundo, mas com dias ou semanas de atraso. O Brasil tem a chance de jogar sabendo o resultado da outra partida, porque já viu o filme italiano.”, afirma.

Apesar de válida para seguirmos ou não os exemplos, a comparação do avanço epidemiológico em países diferentes, não é uma conta exata, explica Pregliasco. Até porque, cada nação resolveu lidar com a contenção do covid-19 de forma diferente. “Na Itália, a disseminação precoce e muito rápida dos contágios provavelmente ocorreu por causa da contaminação inicial em hospitais. Então, dependendo de quantos e quais são os focos, a tendência de cada país pode ser muito diferente.”

Para ver os gráficos e todas as análises, acesse o site da BBC News Brasil.

Brasil x Itália

A Itália, país com maior número de mortos por covid-19 no mundo (já passam das 3.405 mortes), enfrenta hoje uma situação alarmante. E outros dados comparam os números de infectados na Europa com os números do Brasil.

Para se ter ideia, o Brasil chegou ao seu vigésimo dia desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado em território nacional com 291 confirmações de infectados, segundo dados do Ministério da Saúde. No vigésimo dia da Itália, havia apenas 3.

Veja mais dados comparativos com a Itália aqui. 

Compartilhe: