Depressão nos homens: entenda por que os sintomas podem ser diferentes dos das mulheres

Em vez de expressarem tristeza ou chorarem, os homens podem se tornar mais reservados ou iritados, o que pode dificultar o diagnóstico

Por Silvia Melo em parceria com João Gabriel Braga (Médico - CRMGO 28223)
19/11/2024 09:29 / Atualizado em 27/11/2024 17:30

As mulheres são diagnosticadas com depressão duas vezes mais que os homens. Há uma suspeita de que isto se deve em parte ao fato de a doença se manifestar de forma diferente entre eles e, portanto, ser menos frequentemente reconhecida.

O fato de a doença muitas vezes só ser reconhecida tardiamente ou, por vezes, nem sequer ser reconhecida é apenas um dos desafios da depressão nos homens. Além disso, os homens são menos propensos a procurar ajuda e mais propensos a abandonar a terapia.

Sintomas de depressão em homens

De acordo com a Classificação Internacional de Doenças CID-11, os principais sintomas de um episódio depressivo são falta de interesse e humor deprimido quase todos os dias durante pelo menos duas semanas.

Outros sintomas podem incluir apatia ou redução da autoestima.

As pessoas afetadas também costumam ter sentimentos de culpa ou sentir-se inúteis e sem esperança. Perda de apetite e problemas para dormir também podem ocorrer. 

Homens com depressão podem apresentar raiva e irritabilidade
Homens com depressão podem apresentar raiva e irritabilidade - VitalikRadko/DepositPhotos

Nas últimas décadas, contudo, tornou-se cada vez mais claro que a depressão se manifesta de forma diferente em mulheres e homens que estes reagem a ela de forma diferente.

As mulheres muitas vezes apresentam os chamados sintomas internalizantes, como humor deprimido, exaustão, sentimentos de culpa ou ruminação constante.

Já os homens mais provável que apresentem os chamados sintomas externalizantes, como irritabilidade, raiva, agressão, comportamento de risco e abuso de substâncias.

Isto corresponde aos resultados de uma meta-análise em que uma equipe de investigação australiana avaliou 32 estudos sobre o tema.

De acordo com a investigação, homens afetados são mais propensos a abusar de álcool ou drogas, estão mais dispostos a correr riscos e têm menos controle dos impulsos.

Nas mulheres, contudo, a depressão é mais frequentemente acompanhada por humor deprimido, perda de apetite, alterações de peso e distúrbios do sono.

Na pesquisa em língua inglesa, o termo “depressão masculina” foi agora estabelecido para a forma de depressão com sintomas tipicamente masculinos, como raiva ou aumento do consumo de álcool.

No entanto, isto não parece ocorrer em todos os homens afetados. De acordo com um estudo, a depressão masculina ocorre em pouco mais de um terço das pessoas afetadas.

Cerca de quatro em cada dez homens deprimidos apresentam sintomas externalizantes e internalizantes. Em outros, a doença manifesta-se através dos sinais conhecidos e “típicos”.

Por que os homens apresentam diferentes sintomas de depressão?

Os pesquisadores ainda não encontraram uma resposta clara para a questão de por que a depressão se manifesta de maneira diferente em alguns homens.

Mas uma ideia está relacionada com modelos de comportamento. Isso se refere ao clichê de que os homens são fortes, não demonstram fraquezas ou dores e podem fazer tudo sozinhos. 

Além disso, existem outras características associadas, como dominância, independência, emotividade limitada, evitação da feminilidade e  disposição para assumir risco.