Doença rara causa internação de dezenas de crianças no Reino Unido

Doença inflamatória pós-covid atinge diversos órgãos, incluindo o coração e o cérebro

Uma doença rara ligada à covid-19 tem causado a hospitalização de até 100 crianças por semana no Reino Unido. Muitas precisam de cuidados intensivos para se recuperarem, segundo informaram os médicos ao jornal britânico The Guardian.

Chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (MIS-C), a condição costuma aparecer após a contaminação pelo coronavírus.

Acredita-se que entre 12 e 15 crianças todos os dias tenham ficado doentes desde o início de janeiro. O primeiro relato dessa condição foi publicado nos Estados Unidos em 7 de abril de 2020. Desde então, a maioria dos casos é registrada em Londres e no sudeste da Inglaterra, áreas onde a variante inglesa do coronavírus causou um aumento acentuado nas infecções.

 Doença rara ligada à covid-19 causa manchas no corpo e afeta diversos órgãos
Créditos: reprodução/Facebook
 Doença rara ligada à covid-19 causa manchas no corpo e afeta diversos órgãos

De acordo com os pediatras, a idade média das crianças que apresentaram essa doença até agora é 11 anos. Dois terços (67%) eram meninos; apenas 22% tinham covid-19 ativa quando as sintomas da síndrome surgiram, enquanto os outros já tinham se curado da covid.

Outro dado preocupante é que quase uma em cada quatro crianças desenvolve uma doença cardíaca chamada dilatação da artéria coronária, que é potencialmente fatal.

Liz Whittaker, porta-voz do PIMS do Royal College of Paediatrics and Child Health, disse em entrevista ao The Guardian que os pais não devem ficar alarmados com o aumento nas hospitalizações porque a recente incidência dessa doença rara é proporcional ao maior impacto da pandemia em adultos nas últimas semanas. “Pode ser muito séria. Mas vimos menos crianças gravemente doentes [na segunda onda] porque há reconhecimento e tratamento mais precoces ”, disse.

O que se sabe sobre essa doença rara

A Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica Temporariamente Associada ao Sars-CoV-2 (MIS-C) foi reconhecida como uma nova síndrome pós-viral em que uma em cada 5.000 crianças apresenta após ser infectada com a covid-19.

A MIS-C pode deixar diferentes partes do corpo inflamadas, incluindo coração, pulmões, rins, cérebro, pele, olhos ou órgãos gastrointestinais. As crianças também podem ter febre e vários sintomas, incluindo dor abdominal (intestino), vômitos, diarreia, dor no pescoço, erupção cutânea, olhos vermelhos ou sensação de cansaço.