Dor de estômago: o que pode estar por trás do seu desconforto
Uma variedade de fatores podem funcionar como gatilho para a dor estomacal. Se o desconforto persistir, é importante procurar um médico
A dor de estômago pode ser pontada, aguda, queimação, pressão ou cólicas. Muitas vezes esses sintomas acompanhados por outros, como náuseas. Geralmente, as causas são inofensivas, como uma refeição pesada ou estresse. No entanto, uma doença grave, como uma úlcera estomacal, também pode ser a culpada.
O que é dor de estômago?
O termo dor de estômago (médico: gastralgia) resume uma variedade de diferentes tipos de dor na região do estômago. Em contraste com a dor abdominal geral, é a dor abdominal superior, que se localiza do lado esquerdo ao meio.
Pode ocorrer por um curto período de tempo ou durar um longo período de tempo.
- A história por trás da Ritalina, que deu nome ao popular remédio usado no tratamento de TDAH
- Coral “Em Todo Canto” fará apresentação neste sábado no Sesc São Caetano
- 3 praias baratas que são a cara do próximo verão
- Pressão alta: como combater a hipertensão com 5 alimentos naturais
Dor de estômago: quais são as possíveis causas?
Essa dor pode ter muitas causas diferentes. Geralmente são de natureza funcional: para muitas das pessoas afetadas, uma dieta pouco saudável (por exemplo, refeições muito picantes, beber álcool) é a culpada pelos sintomas.
Mas o estresse psicológico, várias doenças, comer apressadamente e certos medicamentos também podem causar dores de estômago.
Dor causada por alimentos
A dor de estômago inofensiva geralmente é causada pela ingestão excessiva de alimentos, que pode esticar a parede do estômago e causar desconforto na região.
Existem também vários alimentos e bebidas que podem irritar a mucosa do estômago e causar dores.
- Alimentos muito gordurosos ou muito picantes: estimulam a liberação de ácido estomacal e irritam a mucosa gástrica. Pessoas com estômagos sensíveis, em particular, muitas vezes reagem a isso com dores de estômago agudas.
- Álcool e tabagismo: dor de estômago após consumo de álcool ou nicotina também pode ser explicada pela secreção excessiva de ácido estomacal.
- Café, cebola e frutas cítricas : eles também podem irritar a mucosa do estômago e causar dor de estômago (leve).
- Bebidas carbonatadas: refrigerante e outras bebidas carbonatadas incham o estômago. As consequências são uma pressão desagradável no estômago, sensação de plenitude, azia ou arrotos.
- Repolho e feijão: esses alimentos também podem causar inchaço doloroso no trato gastrointestinal.
Dor por estresse
O estresse causado por demandas excessivas, luto, preocupações, medos ou tristezas pode ser doloroso. Essas dores psicossomáticas não são incomuns.
Podem ser acompanhados de outros sintomas como azia, diarreia ou náuseas. Na pior das hipóteses, o estresse crônico também pode causar doenças orgânicas, como úlceras estomacais.
Dor por conta de doenças
- Inflamação do revestimento do estômago (gastrite)
- Úlcera estomacal
- Infecções gastrointestinais
- Intoxicação alimentar
- Estômago irritável
- Doença de refluxo (esofagite de refluxo)
- Intolerância a certos alimentos ou substâncias, como lactose e glúten
- Câncer de estômago
Dor por medicação
Existem também alguns medicamentos que podem causar o problema. Estes incluem os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs). Representantes bem conhecidos deste grupo de princípios ativos são o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno e o diclofenaco.
Pessoas com estômago sensível, em particular, costumam reagir com dores de estômago ao tomar esses medicamentos. O motivo: os AINEs causam a formação de menos muco protetor no estômago.
O que ajuda contra dores de estômago?
O que você pode fazer com relação à dor de estômago depende da causa. Se os sintomas forem causados por uma doença que requer tratamento, o médico discutirá consigo o plano de tratamento.
Por exemplo, se você tiver uma inflamação na mucosa do estômago, seu médico pode prescrever inibidores da bomba de prótons.
Eles inibem a formação de ácido estomacal agressivo, por isso atuam como uma forma de proteção estomacal.
Os antiácidos – agentes de ligação ao ácido – também ajudam no combate às dores de estômago causadas pela gastrite.
Ambos os grupos de medicamentos também podem tratar úlceras estomacais.
Se o caso for infecção estomacal por Helicobacter pylori, o paciente receberá antibióticos.