Esta fruta reduz os picos de açúcar no sangue rapidamente
A bebida é capaz de alterar os níveis de açúcar no sangue em apenas 15 minutos
Uma meta-análise publicada recentemente descobriu que comer romãs pode ajudar a reduzir os picos de açúcar no sangue pós-refeição em pessoas com diabetes.
Os pesquisadores observaram que os níveis de açúcar no sangue caíram em apenas 15 minutos.
Isso ocorre porque um fitoquímico chamado punicalagina presente nas romãs inibe a ação de uma enzima que decompõe os alimentos e libera glicose na corrente sanguínea.
- Bebidas e alimentos que você deve evitar ao tomar antibiótico
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
Outros fitoquímicos da romã, como polifenóis, flavonoides e terpenoides, também são conhecidos por reduzir o estresse oxidativo e a inflamação.
A meta-análise, conduzida por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) e publicada na Science Direct, mostrou que “uma única dose de suco de romã reduziu a glicemia de jejum e aumentou a insulina em indivíduos jovens e saudáveis”.
Como a romã ajuda no controle do diabetes?
Houve muitos estudos sobre os efeitos da romã no diabetes, nas doenças cardíacas e até no câncer – nem todos conclusivos.
Este estudo teve como objetivo descobrir o que dizem as evidências existentes. E mostra um efeito modesto em manter sob controle os picos de açúcar no sangue após as refeições. Isso se deve à ação da punicalagina, que permite a liberação mais lenta de açúcares no sangue após uma refeição.
No entanto, isso não significa que todas as pessoas com diabetes devam começar a consumir romãs.
Este estudo aponta para certos benefícios. E por não ser uma fruta muito consumida, as pessoas podem optar por incluí-la como uma das frutas de sua alimentação. Mas é importante saber que todas as frutas vêm com algumas restrições para quem tem diabetes.
Existe um limite para a quantidade de frutas que uma pessoa com diabetes pode consumir?
As frutas contêm açúcares naturais e não devem ser consumidas excessivamente.
A quantidade de fruta que se pode consumir dependerá do controle dos níveis de açúcar no sangue e da sua própria disposição – algumas pessoas apresentam picos mais elevados de açúcar com certas frutas.
Em geral, quem está com o diabetes controlado pode consumir duas porções de frutas por dia.
Para pessoas que têm diabetes não controlada, as frutas devem ser restritas a uma porção ou menos por dia.
Existem outras frutas que se pode consumir?
Existem estudos que mostram os benefícios dos mirtilos também para o diabetes. Uma pesquisa americana encontrou substâncias na fruta que podem ajudar a baixar o açúcar no sangue e até evitar a obesidade.
Além disso, os mirtilos têm um índice glicêmico relativamente baixo, o que significa que eles têm um impacto menor nos níveis de glicose no sangue quando consumidos. E também são ricos em fibras, o que pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue, retardando a absorção de açúcares.