Este cereal no seu café da manhã vai diminuir o risco de infarto

Aliados da saúde cardiovascular, um estudo indicou que a ingestão de grãos integrais reduziu o risco de infarto em até 27%

Cereal que pode prevenir infarto
Créditos: iStock/Ake Ngiamsanguan
Cereal que pode prevenir infarto

Em uma meta-análise, de 2019, publicada no European Journal of Preventive Cardiology, pesquisadores revelaram que o consumo regular de aveia pode diminuir significativamente o risco de infarto.

Os pesquisadores revisaram 33 estudos para descobrir a relação de certos alimentos com a mortalidade geral. Então, eles descobriram que o consumo de grãos integrais, incluindo aveia no café da manhã, estava associado a um menor risco de morte por todas as causas, incluindo doenças cardíacas.

Outro estudo, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition e realizado com mais de 54 mil dinamarqueses, com idade entre 50 e 64 anos, indicou que a ingestão de grãos integrais, como aveia, reduziu o risco de infarto em até 27%.

Os resultados dos estudos destacam os benefícios da aveia na dieta. Assim, é importante ter orientações sobre como incorporar o cereal de forma eficaz na primeira refeição do dia.

Benefícios da aveia

Em flocos, farelo ou farinha, a aveia é um cereal altamente nutritivo. Ela é rica em fibras solúveis, como a beta-glucana, que desempenha um papel fundamental na redução dos níveis de colesterol no sangue.

Essa fibra solúvel tem a capacidade de formar uma espécie de gel no trato gastrointestinal, o que retarda a absorção do colesterol e reduz a sua quantidade na corrente sanguínea. Ao longo do tempo, isso pode levar a uma redução significativa no risco de doenças cardiovasculares, incluindo o infarto.

Aveia ajuda a diminuir o risco de insuficiência cardíaca e a baixar pressão arterial
Créditos: iStock/Creativeye99
Aveia ajuda a diminuir o risco de insuficiência cardíaca e a baixar pressão arterial

Além de seus efeitos benéficos sobre o colesterol, a aveia também contém antioxidantes, vitaminas do complexo B, minerais e outros compostos que auxiliam na manutenção da saúde cardiovascular.

A combinação de nutrientes confere à aveia propriedades anti-inflamatórias, reguladoras da pressão arterial e protetoras dos vasos sanguíneos, fatores essenciais na prevenção de doenças cardíacas.

Como consumir a aveia?

Obviamente, não existe uma regra e a aveia se encaixa em qualquer refeição do dia, mas ainda acaba sendo usada comumente no café da manhã.

O consumo diário recomendado chega à aproximadamente 30 gramas de aveia, o que equivale a cerca de três colheres de sopa. Além disso, é importante evitar a adição de açúcar refinado ou adoçantes com o cereal, optando por frutas ou mel para adoçá-lo.

A aveia pode ser ingerida de diferentes formas, seja com granola, panquecas ou mingau, como no preparo de pães, salada de frutas, iogurte e vitaminas.

Por fim, para aqueles que têm intolerância ao glúten, vale verificar se a aveia consumida está livre de contaminação cruzada com trigo, cevada ou centeio.