Este chá ajuda a baixar colesterol e reduzir risco de doenças cardíacas
A redução do colesterol pode chegar em ate 18%, segundo estudo
O colesterol alto pode constituir uma base perigosa para doenças cardíacas, que são consideradas uma grande causa de morte. Depois das estatinas, uma dieta saudável é a forma mais potente de reduzir os níveis de colesterol.
Mas não é apenas o que você come, mas também o que você bebe. As evidências científicas mostram que beber chá de camomila diariamente pode diminuir os níveis da substância cerosa, diminuindo consequentemente o risco de doenças cardíacas.
A razão pela qual a camomila oferece benefícios saudáveis para o coração se resume ao seu conteúdo antioxidante.
- O que há de novo em Caraíva? Novidades do destino queridinho do momento
- Por que este tipo de vinagre ajuda a emagrecer?
- Virada do Ano: shows imperdíveis de Réveillon pelo Brasil
- Como cuidar da higiene feminina: 6 erros comuns a evitar
As infusões de ervas de camomila são abundantes em flavonas, um tipo de antioxidante flavonoide.
As flavonas reduzem a síntese de colesterol e aumentam a atividade dos receptores de LDL nas células, o que significa que o colesterol LDL (o colesterol ruim) é removido do sangue.
Efeito contra o colesterol comprovado
Uma pesquisa publicada no Journal of Endocrinological Investigation descobriu que o chá de camomila pode reduzir o colesterol alto em cerca de 18%.
Observando 64 pessoas, a equipe de pesquisa pediu aos participantes que tomassem três xícaras de chá de ervas ou água quente diariamente.
As descobertas mostraram que o chá de camomila foi capaz de reduzir o colesterol “ruim” e o colesterol total, bem como os triglicerídeos, que são outro tipo de gordura ruim no sangue.
Devido a essas habilidades, o chá de ervas também pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
Como as infusões de ervas de camomila reduzem o colesterol, particularmente o colesterol “ruim” e os triglicerídeos, sem alterar o colesterol HDL (“bom”), este chá pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
Este mesmo estudo também encontrou reduções nos níveis de insulina e marcadores de mau controle do açúcar no sangue, o que também pode contribuir para a redução do risco de doenças cardíacas”.
Se você não é fã de camomila, o chá preto também pode ser adequado e beneficiar a saúde cardiovascular devido ao seu conteúdo de flavonoides.