Este chá é considerado a bebida mais saudável do mundo

A infusão é uma bebida popular e também um medicamento tradicional na China e no Japão há milhares de anos

O sabor pode não ser o mais atraente, mas os benefícios para a saúde valem o esforço. De acordo com a ciência, o chá verde é considerado a bebida mais saudável do mundo. O título se deve à sua alta concentração de polifenóis, substâncias orgânicas com grandes propriedades antioxidantes.

O chá verde melhora  a função cerebral, combate o envelhecimento e reduz o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e doenças neurodegenerativas.

Também ajuda a perder peso, melhorando a capacidade do organismo de queimar gordura e reduzindo a sua absorção, ajuda a remineralizar os ossos, facilita a digestão, fortalece o sistema imunitário e controla os níveis de açúcar no sangue.

chá mais saudável
Créditos: pixdeluxe/istock

Por dentro do benefícios do chá verde

Muitas alegações de benefícios à saúde têm sido feitas sobre o chá verde há séculos. Tradicionalmente, na China e na Índia, o chá verde era um medicamento para controlar o sangramento, ajudar na digestão e regular a temperatura corporal. Nos tempos modernos, a investigação tem sido capaz de demonstrar alguns dos seus benefícios para a saúde de forma mais sólida do que outros.

Saúde do coração

Um grande estudo realizado no Japão acompanhou 40.000 participantes adultos durante 11 anos e mostrou que o consumo diário de chá verde estava associado a um baixo risco de morte por doenças cardiovasculares.

Em particular, o estudo examinou a ligação entre os polifenóis (antioxidantes) do chá verde e as doenças cardiovasculares. O consumo diário mínimo necessário para ver esse benefício foi de 5 xícaras por dia.

Diabetes

O chá verde pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Ele reduz o açúcar no sangue em jejum e a HbA1c quando você tem diabetes tipo 2.

Prevenção de acidente vascular cerebral

Outro grande estudo japonês, este que acompanhou mais de 82.000 participantes ao longo de 13 anos, mostrou que taxas mais elevadas de consumo de chá verde estavam associadas a um risco reduzido de acidente vascular cerebral. Os participantes que beberam 4 xícaras por dia ou mais obtiveram o maior benefício.