Estudo brasileiro liga risco de ataque cardíaco à falta de perdão

De acordo com pesquisadora, o relacionamento entre o perdão e o coração é bastante amplo

Por: Redação | Comunicar erro
homem com dor no peito
Crédito: andriano_cz/istockGuardar rancor faz mal ao coração, de acordo com pesquisadora

Remoer sentimentos ruins pode nos adoecer. É o que sempre demonstrou o nosso senso comum, mas agora um estudo brasileiro confirmou que a falta de perdão está ligada a um risco maior de um indivíduo sofrer um infarto agudo do miocárdio.

A pesquisa foi realizada pela psicanalista Suzana Avezum, que explorou o tema sem seu trabalho de mestrado. Para isso, ela pediu para que 130 pacientes respondessem a dois questionários sobre a disposição ao perdão e sobre espiritualidade. Segundo Suzana, a espiritualidade, aparece associada à maior disposição para perdoar.

Os participantes do estudo foram classificados em dois grupos: o primeiro formado por 65 pessoas sem histórico de doenças cardiovasculares e o segundo com outras 65 que já haviam infartado anteriormente. Ao analisar as repostas, a pesquisadora percebeu que o grupo que sofreu infarto apresentou maior tendência a não perdoar as mágoas sofridas durante a vida.

O que pode explicar a relação entre problemas emocionais e doenças cardíacas são os hormônios do estresse, que provocam respostas fisiológicas de defesa, podendo levar o corpo a desenvolver patologias.

O estudo soma-se a outros tantos que já mostraram que o estresse e as tensões emocionais são os grandes inimigos do coração. Preocupações diárias, excesso de trabalho, insegurança, frustrações, pressão, entre outros sintomas, são muito prejudiciais à saúde cardíaca.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
2
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
3
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
4
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
5
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
6
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …
7
03:46
Alimentação infantil e o exagero da informação
Açúcar, sal, carne, são mesmo vilões para as crianças? Hoje, a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da Vida, …
8
03:44
Tive a minha primeira vez, e agora?
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala neste vídeo o quão importante é fazer uma consulta ginecológica após perder …