Estudo brasileiro liga risco de ataque cardíaco à falta de perdão

De acordo com pesquisadora, o relacionamento entre o perdão e o coração é bastante amplo

Por: Redação Comunicar erro
homem com dor no peito
Crédito: Andriano_cz/istockGuardar rancor faz mal ao coração, de acordo com pesquisadora

Remoer sentimentos ruins pode nos adoecer. É o que sempre demonstrou o nosso senso comum, mas agora um estudo brasileiro confirmou que a falta de perdão está ligada a um risco maior de um indivíduo sofrer um infarto agudo do miocárdio.

A pesquisa foi realizada pela psicanalista Suzana Avezum, que explorou o tema sem seu trabalho de mestrado. Para isso, ela pediu para que 130 pacientes respondessem a dois questionários sobre a disposição ao perdão e sobre espiritualidade. Segundo Suzana, a espiritualidade, aparece associada à maior disposição para perdoar.

Os participantes do estudo foram classificados em dois grupos: o primeiro formado por 65 pessoas sem histórico de doenças cardiovasculares e o segundo com outras 65 que já haviam infartado anteriormente. Ao analisar as repostas, a pesquisadora percebeu que o grupo que sofreu infarto apresentou maior tendência a não perdoar as mágoas sofridas durante a vida.

O que pode explicar a relação entre problemas emocionais e doenças cardíacas são os hormônios do estresse, que provocam respostas fisiológicas de defesa, podendo levar o corpo a desenvolver patologias.

O estudo soma-se a outros tantos que já mostraram que o estresse e as tensões emocionais são os grandes inimigos do coração. Preocupações diárias, excesso de trabalho, insegurança, frustrações, pressão, entre outros sintomas, são muito prejudiciais à saúde cardíaca.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …