Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial

Os pesquisadores descobriram que a bebida levou a “pequenas [mas] importantes reduções” na pressão arterial

21/12/2024 09:31

Um copo de suco natural de frutas diariamente pode ser um importante aliado no combate à hipertensão, também chamada de pressão alta. É o que descobriu um estudo conduzido pela Universidade de Toronto, no Canadá. 

No entanto, os pesquisadores destacam que o consumo das frutas inteiras é uma escolha melhor, devido à presença de fibras, que acabam se perdendo com a extração do suco. 

Detalhes da pesquisa

A equipe de pesquisa analisou dados de 93 estudos anteriores para avaliar como várias bebidas e alimentos açucarados afetam a saúde cardiovascular.

Os pesquisadores descobriram que o suco de fruta, contendo apenas açúcares naturais, levou a “pequenas [mas] importantes reduções” na pressão arterial quando consumido com moderação.

No geral, beber suco de fruta todos os dias foi associado a uma queda média de 3,7 mm Hg na pressão arterial sistólica, a pressão dentro das artérias durante a sístole, que é o momento em que o coração se contrai e bombeia o sangue para todo o corpo.

bebida pressão alta

Por outro lado, bebidas adoçadas artificialmente, como refrigerantes, foram associadas a um aumento médio de 6,9 mmHg na pressão arterial sistólica.

De acordo com os especialistas, os benefícios do suco de frutas naturais estão relacionados aos nutrientes e compostos bioativos presentes na fruta, como seu conteúdo de vitaminas e flavonoides, que oferecem um efeito protetor no sistema cardiovascular e podem reduzir a inflamação.

Pressão alta

Basicamente, a pressão arterial é responsável por empurrar o sangue bombeado pelo coração, pelas artérias, levando o suprimento a todo o organismo.

Quando a pressão está alta, o coração faz mais força para bombear o sangue pelas artérias, que, por sua vez, oferecem certa resistência a esse trânsito. Com o tempo, se a pressão arterial se mantiver muito alta, pode fazer com que as artérias fiquem duras e espessas (aterosclerose). Isso pode aumentar o risco de derrame ou ataque cardíaco.

Valores de Referência

A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e expressa por dois valores:

  • Pressão sistólica: é a pressão durante a contração do coração (sístole).
  • Pressão diastólica: é a pressão durante o relaxamento do coração (diástole).

Valores considerados normais: 120/80 mmHg.
Valores acima de 140/90 mmHg indicam hipertensão.

A condição, muitas vezes, é assintomática. Os sintomas costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito. É quando a pessoa pode apresentar dor no peito, dor de cabeça, dor na nuca, tonturas e falta de ar.

A hipertensão pode ser influenciada por diversos fatores, como genética, hábitos de vida inadequados, sedentarismo, sobrepeso e obesidade, consumo excessivo de álcool e cigarro, estresse crônico, diabetes e outros problema de saúde.

Para prevenir a hipertensão, especialistas sugerem mudanças no estilo de vida, como adotar uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais, além da prática regular de atividades físicas.