Lavar o arroz pode interferir nas propriedades do cereal

Embora esse seja um hábito comum, lavar o arroz nem sempre é o mais correto; entenda por quê

Por: Redação Comunicar erro

É provável que você tenha o hábito de lavar o arroz antes de cozinhá-lo, mas será que realmente tem necessidade? De acordo com especialistas, por ser um alimento seco, o arroz não se torna um veículo transitório para conduzir bactérias e outros micro-organismos. Por esse motivo, o cuidado de lavá-lo torna-se desnecessário.

“Além disso, o ponto de ebulição da água em fervura para cozinhar o cereal elimina qualquer micro-organismo nocivo à saúde que possa existir no momento”, explicou o nutricionista Breno Lozi ao site Minha Vida, parceiro da Catraca Livre.

arroz branco cozido
Crédito: Arndt_Vladimir/istockNão há necessidade de lavar o arroz branco antes do preparo

O hábito pode fazer ainda com que o grão perca alguns nutrientes importantes. Só para ter uma ideia, o alimento contém ferro, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas B1, B2 , B3 e B6.

E precisa deixar de molho?

No passado, ainda foi falado sobre a necessidade de deixar o arroz de molho para que diminuísse a concentração de arsênio, um elemento químico que pode estar presente naturalmente no solo de plantações de arroz, considerado veneno para os seres humanos.

Essa preocupação, no entanto, valia apenas para os grãos importados de Bangladesh, onde a concentração de arsênio era maior. No Brasil, o cuidado é dispensável já que todos os estudos avaliando amostras de arroz no país encontraram níveis de arsênio dentro dos limites máximos de segurança estabelecidos para o contaminante.

Necessidade diferente com outros tipos de arroz

arroz parboilizado
Crédito: 4kodiak/istockNecessidade é diferente com arroz parboilizado

Por outro lado, alguns tipos de arroz mais processados precisam, sim, ser lavados antes do cozimento. É o caso dos parboilizados, que recebem clarificação, aromatizantes, conservantes e banhos industriais antes de serem embalados. Na dúvida, vale sempre ler as recomendações descritas na embalagem do produto.

Quando o assunto é o feijão, complemento quase obrigatório do arroz, o cuidado deve ser outro. Veja no link abaixo:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …