Exame genético para crianças identifica 310 doenças graves

Teste ajuda a detectar algumas doenças neurológicas, que comprometem o desenvolvimento do bebê

Por: Redação

Todos os bebês quando nascem precisam fazer, entre o 3º e 5º dia de vida, o popular Teste do Pezinho, oferecido gratuitamente na rede pública de saúde. Ele é feito a partir de uma picadinha no pé e detecta até 6 doenças. O que nem todo mundo sabe é que, além desse teste de fundamental importância, existe também o Teste da Bochechinha, um exame genético capaz de identificar mais de 310 enfermidades graves.

Entre elas, estão algumas neurológicas, que comprometem o desenvolvimento neuromuscular e neurológico do bebê, além de doenças imunológicas, endócrinas, hematológicas, hepáticas/gastrointestinais, renais e de erros inatos do metabolismo. Todas as doenças são tratáveis e, quanto mais cedo forem detectadas, mais efetivo poderá ser o tratamento.

bebê recém-nascido deitado
Crédito: X-reflexnaja/istockTeste da bochechinha identifica até 318 doenças

Como é realizado o Teste da Bochechinha?

O exame é feito por meio de um coletor bucal (haste de algodão) que absorve as células da boca do bebê, para serem sequenciadas e analisadas pelo algoritmo de inteligência artificial.

Vale dizer que o Teste da Bochechinha não exclui a necessidade do Teste do Pezinho. Os dois são complementares, e mesmo que o bebê esteja aparentemente saudável, é muito importante que ambos sejam feitos.

teste do pezinho
Crédito: Atiwat Studio/istockTeste da Bochechinha é complementar ao Teste do pezinho

Esta análise genética não precisa ser prescrita por um médico, os próprios responsáveis podem adquirir o exame, que leva em média, três semanas para ficar pronto.

Hoje, o único laboratório que oferece essa análise genética mais completa é o Mendelics, que fornece um kit de coleta de mucosa bucal.  Os pais ou responsáveis podem realizá-la em sua própria casa. O que dificulta o acesso a esse exame, no entanto, é o preço de R$ 799.

Quais quadros o Teste da Bochechinha analisa?

Doenças associadas a quadros Neurológicos (novas)

Doença associada a quadros Pulmonares

Doença associada a Neoplasias

Doença associadas à Surdez

Doenças associadas a quadros Renais (novas)

Doenças associadas a quadros Hepáticos e Gastrointestinais (novas)

Doenças associadas a quadros Hematológicos (novas)

Doenças associadas a doenças Endócrinas (novas)

Doenças associadas a quadros Imunológicos (novas)

Doenças associadas a Erros Inatos do Metabolismo (novas)

Compartilhe: