Fazer isso pode melhorar os sintomas da menopausa, segundo estudo
Um estudo recente mostrou como uma atividade pode aliviar os sintomas da menopausa, incluindo a ansiedade e as ondas de calor
Um estudo apontou uma atividade que pode melhorar os sintomas da menopausa, que incluem ansiedade, estresse, ondas de calor e dor.
A pesquisa, publicada nos Sage Journals, contou com a participação de 1.114 mulheres, das quais 785 estavam na menopausa.
Afinal, o que pode melhorar os sintomas da menopausa?
Os cientistas encontraram uma relação intrigante entre natação em água fria e alívio de sintomas da menopausa.
- Anti-inflamatório pode causar complicações para pessoas com diabetes, revela estudo
- O que vemos na internet afeta nossa saúde mental? Estudo esclarece
- Estudo alerta sobre um hábito atual que pode antecipar a puberdade
- Sinal de demência que surge no corpo até 9 anos antes do diagnóstico
Nos testes, todas as mulheres nadaram em água fria usando trajes de banho comuns. O principal objetivo da pesquisa era entender se essa atividade específica poderia ajudar a reduzir os sintomas da menopausa.
Os resultados do estudo foram bastante positivos. Entre as mulheres na menopausa, 47% relataram uma melhora nos sintomas da ansiedade após a natação, enquanto 34% reportaram uma melhora nas alterações de humor.
Além disso, 31% declararam uma redução na irritabilidade e 30% das participantes afirmaram que a frequência e intensidade das ondas de calor diminuíram.
Natação em água fria para quem menstrua
Os pesquisadores também analisaram a influência da natação em água fria nos sintomas menstruais das mulheres que ainda não estavam na menopausa.
Nesse grupo, 46% sentiram uma diminuição da ansiedade; 37% relataram que a atividade ajudou a controlar as mudanças de humor e outra parcela de 37% notaram uma melhora na irritabilidade.
Segundo a pesquisadora Joyce Harper, autora principal do estudo, a água fria já é conhecida por melhorar o humor e reduzir o estresse em nadadores ao ar livre.
Além disso, o uso de banhos de gelo para auxiliar na recuperação muscular de atletas é uma prática consolidada.
Aplicações práticas
O estudo reforça essas descobertas anteriores e traz uma nova aplicação para elas. “Nosso estudo apoia essas afirmações. Ao mesmo tempo, as evidências relacionadas também destacam como essa atividade pode ser utilizada por mulheres para aliviar sintomas físicos como ondas de calor, dores e desconfortos”, afirmou Harper.
É importante lembrar que mais pesquisas são necessárias para corroborar as descobertas deste estudo, mas os resultados iniciais são bastante encorajadores.
Enquanto isso, as mulheres que buscam aliviar os sintomas da menopausa podem considerar a natação em água fria como uma possível estratégia de gestão de sintomas, sempre com orientação médica.