Guia vegetariano para crianças reúne orientações e receitas

Material voltado para os pais fala sobre todos os cuidados com a alimentação de bebês e crianças de até 2 anos de idade

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Ivanko_Brnjakovic/istockGuia está disponível gratuitamente

A falta de informações é um dos principais motivos que desencorajam pais vegetarianos a estender o mesmo tipo de alimentação para os filhos pequenos. Exatamente por isso, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) lançou um Guia alimentar vegetariano inteiramente gratuito voltado para bebês e crianças até os dois anos de idade. A ideia é promover informação de qualidade que desmistifiquem tabus associados à nutrição infantil.

O material foi elaborado por médicos e nutricionistas com linguagem acessível e pode ser baixado neste link.  Nele, os pais encontram dicas para fazer o planejamento alimentar, lista com os principais nutrientes, cuidados médicos e suplementação. Também são apresentadas receitas sem carne criadas por nutricionistas e ativistas veganas que também são mães.

um trecho do quia que fala sobre o esquema alimentar dos 6 aos 12 meses
Crédito: reprodução/Guia Alimentar Vegetariano para Bebês e CriançasÉ importante planejar o cardápio com todos os nutrientes necessários

Mas muitos ainda têm dúvida. Será que a dieta sem carne é apropriada para quem está em plena fase de desenvolvimento?

De acordo com o Academy of Nutrition and Dietetics (antiga ADA) e e o Conselho Regional de Nutrição da 3ª Região (CRN-3), a alimentação vegetariana pode ser seguida em todos os ciclos de vida, inclusive durante a gestação, lactação e infância.

“O parecer da ADA considera ainda que a dieta vegetariana, apropriadamente planejada, é saudável, nutricionalmente adequada e promove benefícios à saúde, prevenindo doenças”, explica um trecho do guia, que também ressalta a importância de um acompanhamento profissional, assim como em qualquer outra dieta.

foto de uma receita de curry de vegetais
Crédito: reprodução/Guia Alimentar Vegetariano para Bebês e CriançasGuia traz mais de 20 receitas sem carne

O Guia Alimentar Vegetariano da SVB também aborda que o único elemento necessário impossível de ser obtido com a dieta vegetariana estrita é a vitamina B12, tendo em vista que as fontes alimentares seguras dessa vitamina são as carnes, ovos e laticínios.

“Não há nenhuma necessidade das crianças vegetarianas serem submetidas a consultas médicas ou exames laboratoriais mais frequentes do que é recomendado às crianças onívoras”, esclarece outro trecho do guia.

Vegetarianos no Brasil

No Brasil, 14% da população se declara vegetariana, segundo pesquisa do IBOPE Inteligência conduzida em abril de 2018. Isso representa um total de 30 milhões de pessoas que não comem nenhum tipo de carne.

Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro este percentual sobe para 16%. A estatística representa um crescimento de 75% em relação a 2012, quando a mesma pesquisa indicou que a proporção da população brasileira nas regiões metropolitanas que se declarava vegetariana era de 8%.

O mesmo levantamento também observou um crescimento rápido no interesse por produtos veganos (livres de qualquer ingrediente de origem animal).

Mais da metade dos entrevistados (55%) declara que consumiria mais produtos veganos se estivessem melhor indicados na embalagem ou se tivessem o mesmo preço que os produtos que estão acostumados a consumir (60%). Nas capitais, esta porcentagem sobe para 65%.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
2
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da USP, ensina sobre os principais sinais da depressão. Esse vídeo faz …
3
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.
4
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
5
04:59
Como o sono ruim dificulta a perda de peso
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo a …
6
01:52
Terapia da natureza: mais saúde para o corpo e para a mente
Já pensou em ir ao médico e ele lhe receitar levar o cachorro para passear, plantar flores, procurar conchas na …
7
03:37
Saiba como ter uma boa alimentação na gravidez
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, fala sobre a melhor alimentação durante a gravidez. Este vídeo faz parte da …
8
06:38
Sinais que revelam que uma criança está com câncer
Antônio Sérgio Petrilli, professor titular de Pediatria na Unifesp, mostra os principais sinais de que uma criança está com câncer. Petrilli …