Herpes pode se manifestar em qualquer parte do corpo; veja causas

Por: Redação
Crédito: Getty Images/iStockphotoO herpes é caracterizada por pequenas bolhas agrupadas

Estresse, ansiedade e até mesmo exposição intensa ao sol podem favorecer a proliferação do vírus causador de herpes. A infecção se caracteriza por feridas e bolhas que podem aparecer em qualquer parte do corpo, especialmente nas mucosas bucal, oculares e genital.

O herpes labial é o mais comum e, normalmente, está relacionado ao vírus HSV-1. Já o herpes genital é mais associado a tipagem viral HSV-2. O Site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, detalha a diferença entre os dois tipos de herpes e as causas. Confira:

Tipos

Vírus do herpes simples tipo 1 (HSV-1)

Crédito: Getty Images/iStockphotoHerpes labial costuma aparecer pela primeira vez na infância

Normalmente associado a infecções dos lábios, da boca e da face. Esse é o vírus mais comum de herpes simples e muitas pessoas têm o primeiro contato com este vírus na infância. O HSV1 frequentemente causa feridas (lesões) nos lábios e no interior da boca, como aftas, ou infecção do olho (principalmente na conjuntiva e na córnea) e também pode levar a uma infecção no revestimento do cérebro (meningoencefalite). Pode ser transmitido por meio de contato com a saliva infectada. A maioria das pessoas contrai herpes oral quando são crianças, recebendo um beijo de um amigo ou parente.

Vírus da herpes simples 2 (HSV-2)

Normalmente transmitido sexualmente, o HSV-2 provoca coceira e bolhas ou mesmo úlceras e feridas genitais. Entretanto, algumas pessoas com HSV-2 não apresentam quaisquer sinais (latência). A infecção cruzada dos vírus de herpes do tipo 1 e 2 pode acontecer se houver contato oral-genital. Isto é, pode-se pegar herpes genital na boca ou herpes oral na área genital.

Causas

O herpes labial é causada pelo vírus do herpes simples do tipo 1 (HSV-1) na maioria dos casos, mas o vírus do herpes simples tipo 2 (HSV-2) que é o principal causador do herpes genital, também pode provocar herpes labial.

A infecção inicial pode não causar sintomas ou surgimento de bolhas na boca, porém a característica principal do vírus é permanecer em estado latente no tecido nervoso do rosto por tempo variado.

Os sintomas de herpes labial pode ser divido em três estágios:

Coceira: Muitas pessoas sentem uma sensação de coceira, ardor ou formigamento ao redor de seus lábios por um dia ou mais, antes que um ponto pequeno, difícil e doloroso apareça e as bolhas irrompem.

Bolhas: Pequenas bolhas cheias de líquido geralmente surgem ao longo dos lábios. As feridas causadas pela herpes labial também podem ocorrer ao redor do nariz ou nas bochechas.

Cicatrização: As bolhas pequenas começam a desaparecer, deixando úlceras abertas rasas e depois cicatrização

Continue lendo aqui para saber sobre os fatores de riscos e tratamento.

Leia também:

Compartilhe:

Tags:#doenca
1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …