‘Homem atacado por urso’, na verdade, sofre de psoríase

Médico diz que paciente ficou com várias lesões no corpo após negligenciar tratamento para pele

Na semana passada, circularam nas redes sociais fotos e vídeo de um homem que teria sido atacado por um urso na Rússia. As imagens chocam por revelar várias feridas no corpo da suposta vítima. Porém, a versão da história – que chegou a ser noticiada em vários jornais do mundo – não passa de fake news, e coube a um médico esclarecer a verdade.

O homem identificado como Alexander P. não é russo, nem foi atacado. De acordo com o médico Rustam Isaev, do Aktobe Medical Center, trata-se de um paciente que sofre de um quadro grave de psoríase e depressão.

Imagens foram feitas dentro do hospital onde ele era tratado
Créditos: reprodução/Facebook
Imagens foram feitas dentro do hospital onde ele era tratado

Ao jornal The Mirror, Isaev disse que o homem chegou naquele estado depois de negligenciar o tratamento de pele. “Ele foi tratado no nosso hospital e recebeu alta em condição satisfatória e está sob os cuidados da mãe”, contou.

Uma versão anterior, que também circulou em grupos de WhatsApp, dizia que o homem havia sido encontrado vivo em um caixão – o que médico também desmentiu.

Isaev acredita que o paciente foi filmado sem permissão por funcionários do hospital, que posteriormente vazaram as imagens na internet.

Psoríase

Psoríase é uma doença que se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas
Créditos: Ranee Sornprasitt/istock
Psoríase é uma doença que se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas

A psoríase é uma doença inflamatória crônica que não tem cura, mas tem controle. Os pacientes geralmente sofrem com lesões rosas ou avermelhadas e escamas esbranquiçadas, desde formas localizadas e discretas, até formas muito severas que acometem grande área da superfície corporal.

As lesões e manchas normalmente aparecem nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e parte inferior das costas, mas podem surgir em qualquer parte do corpo.

Quando não tratada, além de piorar a aparência da pele, a doença pode levar o paciente a desenvolver artrite psoriática, que se caracteriza por inchaço e dor nas articulações.

Algumas vezes, os portadores de psoríase são vítimas de preconceito e podem ser isolados dos grupos. Vale esclarecer, no entanto, que a doença não é contagiosa.

Saiba mais sobre a psoríase: