‘Homem atacado por urso’, na verdade, sofre de psoríase

Médico diz que paciente ficou com várias lesões no corpo após negligenciar tratamento para pele

Por: Redação

Na semana passada, circularam nas redes sociais fotos e vídeo de um homem que teria sido atacado por um urso na Rússia. As imagens chocam por revelar várias feridas no corpo da suposta vítima. Porém, a versão da história – que chegou a ser noticiada em vários jornais do mundo – não passa de fake news, e coube a um médico esclarecer a verdade.

O homem identificado como Alexander P. não é russo, nem foi atacado. De acordo com o médico Rustam Isaev, do Aktobe Medical Center, trata-se de um paciente que sofre de um quadro grave de psoríase e depressão.

homem com escaras no rosto e no corpo
Crédito: Reprodução/FacebookImagens foram feitas dentro do hospital onde ele era tratado

Ao jornal The Mirror, Isaev disse que o homem chegou naquele estado depois de negligenciar o tratamento de pele. “Ele foi tratado no nosso hospital e recebeu alta em condição satisfatória e está sob os cuidados da mãe”, contou.

Uma versão anterior, que também circulou em grupos de WhatsApp, dizia que o homem havia sido encontrado vivo em um caixão – o que médico também desmentiu.

Isaev acredita que o paciente foi filmado sem permissão por funcionários do hospital, que posteriormente vazaram as imagens na internet.

Psoríase

homem com psoriase em todo o corpo
Crédito: Ranee Sornprasitt/istockPsoríase é uma doença que se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas

A psoríase é uma doença inflamatória crônica que não tem cura, mas tem controle. Os pacientes geralmente sofrem com lesões rosas ou avermelhadas e escamas esbranquiçadas, desde formas localizadas e discretas, até formas muito severas que acometem grande área da superfície corporal.

As lesões e manchas normalmente aparecem nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e parte inferior das costas, mas podem surgir em qualquer parte do corpo.

Quando não tratada, além de piorar a aparência da pele, a doença pode levar o paciente a desenvolver artrite psoriática, que se caracteriza por inchaço e dor nas articulações.

Algumas vezes, os portadores de psoríase são vítimas de preconceito e podem ser isolados dos grupos. Vale esclarecer, no entanto, que a doença não é contagiosa.

Saiba mais sobre a psoríase: