Infecção grave por covid-19 não tem idade, diz órgão de saúde dos EUA

É preciso tirar da cabeça das pessoas que elas não são suscetíveis à doença e reforçar que o isolamento social é necessário para todos, diz o estudo

O Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC, sigla em inglês) realizou um estudo em que concluiu que a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pode matar jovens e pessoas sem doenças pré-existentes, que são aquelas, até o momento, consideradas grupo de risco.

Saiba o que é e como funciona o ‘lockdown’, pelo qual o Brasil talvez precise passar

covid-19 coronavírus matar eua
Créditos: Istock/Rike_

infecção grave por coronavírus não tem idade, diz órgão de saúde dos EUA

Segundo o CDC, observando o a pandemia nos EUA e o alto índice de proliferação da covid-19 entre negros e pobres, ficou evidenciado os que são mais vulneráveis a doença e devem ser priorizados para diminuir o impacto da pandemia.

“É importante que todos entendam que correm risco de se infectar de maneira grave”, explicou o responsável pela coordenação da pesquisa, o epidemiologista Jeremy Gold em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

O estudo analisou 305 pacientes com admissão em março em oito hospitais da Geórgia, um dos estados americanos mais atingidos pela pandemia.

Para Gold, é preciso transmitir a mensagem mais próxima a realidade possível e tirar da cabeça das pessoas que elas não seriam suscetíveis à doença e tão importante quanto, é reforçar que o isolamento social é necessário para todos e não apenas a idosos e pessoas com doenças pré existentes.

Confira a íntegra entrevista de Jeremy Gold à Folha de São Paulo, clicando aqui.