Últimas notícias:

Loading...

Instagram oferece ajuda a usuários que buscam termo “depressão”

A ideia é fornecer suporte para pessoas que buscam por determinadas hashtags relacionadas à saúde mental

Por: Redação
mulher com celular na mão
Crédito: AlessandroPhoto/istockInstagram oferece apoio emocional a usuários

O Instagram já foi apontado por uma pesquisa como a rede social mais prejudicial à saúde mental de jovens, mas agora uma atualização do aplicativo trouxe uma ação para tentar minimizar o dano. A partir de agora, quem pesquisar pelas hashtags  #depressão e #ansiedade na plataforma vai visualizar uma mensagem de ajuda.

“Publicações com as palavras ou tags que você está procurando muitas vezes incentivam um comportamento que pode fazer mal a uma pessoa ou até levá-la à morte. Se você está passando por uma situação difícil, gostaríamos de ajudar”, diz a mensagem.

Em seguida, aparecem três opções: ‘fale com um amigo’, ‘falar com um voluntário da linha de apoio’ e ‘receba dicas e apoio’. Ao clicar na primeira, o usuário é aconselhado a conversar com alguém com quem tenha intimidade e que possa ajudar.

A segunda opção mostra contatos do Centro de Valorização da Vida (CVV), que é especializado em apoio emocional. Na última opção, o usuário recebe sugestões de como aliviar os sintomas da ansiedade, como sair ao ar livre para caminhar, ler, correr, andar de bicicleta em um parque.

O serviço vem em meio a dados preocupantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge hoje 300 milhões de pessoas em todo o mudo e pode se tornar a doença mais incapacitante até 2020. Nem sempre é fácil detectar a doença em você ou em alguém, mas alguns sintomas podem dar uma pista. Confira no post abaixo: