Jovem diagnosticado com câncer de intestino fala sobre sintomas
Rapaz que tinha rotina saudável compartilha sua história para alertar que a doença pode acontecer com qualquer pessoa
O britânico Gary Welsh, embora levasse uma vida saudável, recebeu o diagnóstico de câncer de intestino em estágio 4, aos 34 anos, no no final de 2021. Ele conta que os sintomas eram semelhantes aos da síndrome do intestino irritável (SII).
O rapaz chegou a ir ao médico algumas vezes antes de descobrir a doença, com queixas de desconforto abdominal e fezes moles. Porém, o diagnóstico era sempre o mesmo: distúrbio gastrointestinal.
- 7 sinais de câncer de mama diferentes de caroço nos seios
- Depressão e temperatura corporal: entenda conexão apontada pela ciência
- Entenda por que, segundo a ciência, esta atividade ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata
- Falta de zinco: aprenda a identificar os sintomas e saiba como tratar a tempo
Gary conta que não apresentou sangue nas fezes, nem perda de peso, sinais comuns da doença. Porém, um mês antes de descobrir o câncer, ele teve episódios de vômito, cólicas e dores abdominais.
Em outubro de 2021, ele acabou sendo levado às pressas para o hospital após desenvolver sepse.
Após dias de exames, Gary precisou fazer uma cirurgia para remover uma massa que havia sido encontrada em seu intestino. Foi então que os médicos descobriram que tratava-se de um câncer em estágio 4.
O tumor já havia se espalhado para o omento, o tecido adiposo que começa no estômago e cobre os intestinos e os gânglios linfáticos circundantes.
O que chama atenção é que o jovem nunca havia fumado, estava em seu peso normal e não tinha histórico da doença na família.
Tratamento
O tratamento de Gary começou com quimioterapia em dezembro de 2021, mas uma varredura de seis meses revelou que o esforço não teve sucesso.
Ele também descobriu que o câncer estava sendo alimentado por uma mutação BRAF – uma mutação genética completamente aleatória que pode ser usada como um biomarcador para certos tipos de câncer – incluindo câncer de intestino.
Pessoas com mutação BRAF geralmente precisam de tratamento mais agressivo.
Atualmente, a família do britânico está arrecadando dinheiro em um site de vaquinha virtual para tentar outras opções de tratamento.
Sintomas do câncer de intestino
O câncer de intestino, também chamado de colorretal, é aquele que envolve a parte inferior do sistema digestivo: o intestino grosso e o reto. Esse tipo de câncer é o terceiro mais diagnosticado no mundo todo.
Os estágios do câncer de intestino variam do estágio I (o câncer invadiu toda a parede do intestino, mas não através dela) ao estágio IV (o câncer se espalhou para órgãos distantes, como o fígado ou os pulmões).
Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência dos sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce.
Os sinais e sintomas do câncer de intestino costumam aparecer quando o tumor já está avançado. Nessa fase, a pessoa pode apresentar:
- Dor de estômago ou dores de gases frequentes
- Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia)
- Sangue nas fezes
- Fraqueza
- Baixo nível de ferro, comumente com anemia (anemia por deficiência de ferro)
- Fezes pretas ou de cor escura