Jovem morre após descobrir câncer de intestino aos 27 anos
Antes de descobrir a doença, o jovem apresentava um único sintoma
O jovem inglês Greg Baker morreu depois de descobrir um câncer de intestino em estágio avançado em 2021, quando tinha 27 anos. A dor no estômago foi seu único sintoma.
Ao procurar um médico e relatar o que sentia, lhe foi pedido um exame de sangue. A suspeita era uma úlcera no estômago.
Nos dias seguintes, a dor de estômago piorou. Uma semana depois, Greg precisou ir ao pronto-socorro com suspeita de obstrução intestinal.
- Como reduzir o colesterol com mudanças inteligentes e aliados naturais
- Você pode ter autismo e não saber; veja como identificar os sinais
- Aprenda com o ITA de graça: 10 cursos online para começar hoje
- Falta de vitamina B12? 10 alimentos que ajudam no combate à deficiência naturalmente
Uma tomografia computadorizada confirmou que havia a obstrução, mas todos os médicos pareciam confiantes de que, dada à sua idade e a falta de outros sintomas, não seria nada sério.
Exames e a confirmação de câncer
“No dia seguinte, um cirurgião mais experiente examinou os resultados do meus exames e me falou sobre minhas opções”, contou Greg em um relato ao site da ONG Bowel Cancer.
Segundo Greg, os médicos esperavam que o bloqueio pudesse ser liberado durante uma colonoscopia, exame que visualiza o intestino grosso até chegar ao delgado.
Porém havia a possibilidade de que ele precisasse de cirurgia para remover a obstrução.
Após sete horas de cirurgia, ele foi informado de que a causa do bloqueio era um grande tumor, que eles suspeitavam ser cancerígeno.
Também havia sinais de que o tumor havia se espalhado para o peritônio, uma membrana serosa que reveste as paredes da cavidade abdominal e recobre órgãos abdominais e pélvico.
O cirurgião lhe fez várias perguntas sobre possíveis sintomas de câncer de intestino que ele pudesse ter tido, mas ele não tinha apresentado nenhum dos sintomas comuns.
Semanas após ele deixar o hospital, ele recebeu os resultados de outros exames, que confirmaram o câncer primário de intestino que se espalhou para o peritônio e os gânglios linfáticos próximos. O câncer estava em estágio 4.
Em novembro de 2021, após uma primeira rodada bem-sucedida de quimioterapia, Greg havia se estabilizado. Porém, em janeiro de 2022, após apresentar uma piora, ele acabou falecendo.
Sintomas de câncer de intestino
O câncer de intestino, também chamado de colorretal, é aquele que envolve a parte inferior do sistema digestivo: o intestino grosso e o reto. Esse tipo de câncer é o terceiro mais diagnosticado no mundo todo.
Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência dos sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce. Os sinais e sintomas do câncer de intestino costumam aparecer quando o tumor já está avançado. Nessa fase, a pessoa pode apresentar:
- dor de estômago ou dores de gases frequentes
- mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia)
- sangue nas fezes
- fraqueza
- baixo nível de ferro, comumente com anemia (anemia por deficiência de ferro)
- fezes pretas ou de cor escura