Kim Kardashian desabafa sobre psoríase e autoestima

Socialite disse que passa por momento ‘doloroso e assustador’ com psoríase

Por: Redação Comunicar erro

Kim Kardashian fez um longo desabafo em texto publicado no site Poosh sobre como lida com a psoríase, doença de pele que maltrata a autoestima de quem sofre com ela.

A socialite descreveu como foi a descoberta do caso e exibiu fotos nunca vistas sobre o efeito da doença autoimune no seu corpo.

kim kardashian
Crédito: Reprodução/InstagramKim Kardashian sofre com tratamento para psoríase

“Faz 13 anos desde que vivi meu primeiro surto de psoríase. Minha jornada foi muito diferente da minha mãe, mas também vejo muitas semelhanças. Ela tinha no couro cabeludo e em todo o corpo, e eu via o efeito da doença o tempo todo e lembro que ela foi ao salão de bronzeamento para tentar aliviá-lo. Obter raios UV diretamente nos pontos realmente ajudou minha mãe. Para mim, no entanto, esse remédio queimaria as áreas e as causava coceira, então sempre me senti impotente. Eu sou o único filho para que minha mãe passou seu problema autoimune. Sorte minha”, ironizou.

Novo medicamento para psoríase é aprovado pela Anvisa

Kim ainda descreveu um dos episódios, quando tinha 25 anos: “Tive um resfriado comum e, como a psoríase é uma condição autoimune, isso a desencadeou. Estava por toda a minha barriga e pernas. Felizmente, no meu complexo de apartamentos na época, meu vizinho era dermatologista. Eu mostrei a ele, e ele disse para entrar no consultório, onde me daria uma dose de cortisona e esperasse que desaparecesse (já que foi meu primeiro grande surto). Eu fiz isso e minha psoríase desapareceu completamente por cerca de cinco anos”, completou.

kim kardashian
Crédito: Reprodução/PooshKim Kardashian mostra fotos inéditas de seu corpo com psoríase

A empresária ainda disse que, após todas as suas gestações, descobriu um agravante da doença: “Eu descobri ter artrite psoriática. É doloroso e assustador, mas fiquei feliz por ter um diagnóstico. Independentemente da condição autoimune que eu tivesse, eu iria passar por isso, e todos eles são administráveis”.

Kim finalizou o texto dando dicas de como amenizar os sintomas: “Se você tem psoríase, não pode deixá-la arruinar sua vida ou tirar o melhor de você. Você deve fazer o que puder para ter certeza de que está confortável, mas não deixe a doença assumir o controle. Eu vivo uma vida saudável e tento comer a maior quantia de vegetal possível, além de tomar sucos de musgo do mar. Com todo o estresse da vida, tento garantir um tempo para mim mesma, para que eu esteja centralizado e mantenha meu estresse no mínimo”.

DOENÇA

A psoríase é uma doença crônica que está sujeita a melhoras e recaídas, mas que não tem cura. Carateriza-se por manchas rosas ou avermelhadas, cobertas por escamas esbranquiçadas. A doença não contagiosa e atinge homens e mulheres, em qualquer idade, podendo ocorrer desde formas localizadas e discretas, até formas muito severas que acometem grande área da superfície corporal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a psoríase causa lesões arredondadas, vermelhas e descamativas, que muitas vezes geram preconceito e diminuem a qualidade de vida dos pacientes acometidos. “O paciente pode perceber aquela casca no couro cabeludo que nunca melhora ou manchas vermelhas descamativas nos cotovelos e joelhos ou uma micose na unha do pé que nunca sara. Essas manchas vermelhas normalmente causam coceira e desconforto”, explica Gabriella Albuquerque, membro da SBD do Rio de Janeiro. Confira mais detalhes no link.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …