Médico defende esta fruta contra a hipertensão e o diabetes

Comer uma fruta dessa por dia ajudaria também contra o colesterol

Seguir uma dieta saudável e balanceada e praticar exercícios regularmente ajuda a ter uma vida saudável. Mas um médico famoso no Reino Unido, Michael Mosley, compartilhou que ele confia em uma fruta saborosa específica que pode reduzir a pressão arterial e também reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Segundo ele escreveu em seu livro ‘Just One Thing: How Simple Changes Can Transform Your Life’, pode haver alguma verdade no ditado ‘uma maçã por dia mantém o médico longe’.

Médico defende fruta contra a hipertensão, diabetes e colesterol
Créditos: Renata Angerami/istock
Médico defende fruta contra a hipertensão, diabetes e colesterol

O médico diz que todos deveriam ter como objetivo comer uma maçã com casca todos os dias, pois ela reduz a pressão arterial. Isso porque elas contêm compostos chamados flavonoides, que podem reduzir a inflamação e diminuir a pressão arterial.

A fruta também demonstrou reduzir os níveis de colesterol e reduzir o risco de diabetes. Isto foi apoiado por vários estudos.

Comer maçãs regularmente tem o potencial de reduzir a resistência à insulina, o que deve levar a níveis mais baixos de açúcar no sangue.

O mesmo não pode ser dito do suco de maçã, pois os sucos geralmente são embalados com açúcar e não contêm a fibra da casca.

Papel na prevenção da obesidade

A maçã não é só uma aliada no controle da pressão arterial e do colesterol, ela também pode ser uma grande parceira na luta contra a obesidade.

O ácido ursólico, presente na casca da maçã, tem sido associado a um menor risco de obesidade conforme estudos recentes. Ele aumenta a queima de calorias e contribui para o desenvolvimento de músculos e massa magra.

Outra grande ajuda no processo de emagrecimento é a quantidade generosa de fibras presentes nas maçãs. As fibras auxiliam na sensação de saciedade sem adicionar muitas calorias à dieta.

Além disso, nosso corpo demora mais para digerir alimentos ricos em fibras, como a maçã, do que aqueles com simples como açúcares ou cereais refinados.