CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Moedas e notas de dinheiro podem passar coronavírus?

No Twitter, inúmeras pessoas registram um novo hábito: lavar dinheiro; saiba qual é a recomendação mais indicada

Por: Redação

Pode ser que você já tenha recebido em algum grupo de WhatsApp ou mesmo visto em alguma rede social imagens de notas de dinheiro secando no varal ou de molho na água e sabão. Tudo isso como mais uma medida de prevenção ao coronavírus. Mas será que não é exagero?

dinheiro no varal
Crédito: Reprodução/TwitterAlgumas pessoas têm literalmente lavado dinheiro

No início do surto do novo coronavírus, a China e a Coreia do Sul começaram a desinfetar e isolar as notas e moedas usadas como parte de sua estratégia para impedir a propagação do vírus. As autoridades usaram luz ultravioleta ou altas temperaturas para fazer a esterilização e depois as colocavam em quarentena por 14 dias antes de liberá-las novamente para circulação nos caixas eletrônicos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidência para confirmar ou descartar a possibilidade de contaminação a partir do contato com dinheiro. No entanto, gotículas dispersadas por pessoas infectadas com a covid-19 podem contaminar e permanecer nas superfícies por horas ou até mesmo dias, dependendo do material.

Para o médico infectologista João Prats, do hospital BP – A Beneficência Portuguesa, de São Paulo, lavar notas talvez seja um pouco demais. A recomendação melhor, segundo ele, é sempre que manipular dinheiro higienizar as mãos.

“Em vez de ficar lavando a nota, guarde ela em algum lugar e lave as mãos. O vírus não vai durar muito tempo lá. Então, na pior das hipóteses, se pegou muitas notas, guarde-as em um envelope, deixe em casa e abra no dia seguinte, por exemplo, mas sempre lavando a mão depois de manipular”, salienta.

O médico lembra que em superfícies porosas, como as cédulas de dinheiro, o vírus desaparece muito rápido, em cerca de 24 horas, por isso, colocá-las em quarentena já ajuda. Com relação às moedas, o tempo de sobrevida é um pouco maior, entre 24h e 48h. “Mas depois de 24 horas já vai caindo bem a concentração [do vírus]”, diz Prats.

O orientação do médico é a mesma da OMS, que ressalta a importância de higienizar as mãos após tocar superfícies e objetos, o que também inclui moedas e cédulas de papel. A entidade não cita a necessidade de desinfetá-las.

O infectologista recomenda que – sendo possível- é melhor evitar manipular dinheiro e dar preferência a cartões nesse momento. Porém, se você usa muito dinheiro em espécie ou trabalha manuseando e dando troco em algum comércio essencial, vale reforçar que o mais importante é evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após pegar no dinheiro.

Vale também relembrar aqui as maneiras mais comuns de contaminação pelo novo coronavírus:

O novo coronavírus pode ser transmitido principalmente, de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando o infectado com covid-19 tosse, espirra ou fala.

As pessoas podem pegar a doença se respirarem essas gotículas de uma pessoa infectada pelo vírus. É por isso que é importante ficar pelo menos a 1 metro de distância dos outros.

As gotículas também podem pousar sobre objetos e superfícies ao redor da pessoa – como mesas, maçanetas, celulares e corrimãos. Se alguém toca nesses objetos ou superfícies com as mãos ou outra parte do corpo e, em seguida, toca os olhos, nariz ou boca pode se contaminar. É por isso que é importante lavar as mãos regularmente com água e sabão ou limpá-las com álcool gel.

Sintomas de covid-19

Os sintomas mais comuns da covid-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas apresentam apenas sintomas muito leves, mas mesmo assim transmitem o vírus para outras.

Veja abaixo detalhes dos sintomas:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.