OMS altera recomendações sobre gorduras e carboidratos para uma vida mais saudável

Veja as novas diretrizes da OMS para prevenir obesidade, diabetes e até mesmo câncer com uma dieta equilibrada

OMS atualizou as diretrizes sobre o consumo de gorduras e carboidratos
Créditos: iStock/happy_lark
OMS atualizou as diretrizes sobre o consumo de gorduras e carboidratos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou recentemente uma atualização em suas diretrizes para o consumo de gorduras e carboidratos.

Buscando aprimorar a informação sobre uma dieta equilibrada, as novas recomendações da OMS têm como base as mais recentes descobertas científicas. O objetivo principal é auxiliar na prevenção do ganho de peso e de doenças ligadas à obesidade, como diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares.

Uma das principais diretrizes é a manutenção do consumo total de gorduras para até 30% do total calórico diário.

No entanto, a organização enfatiza a necessidade de priorizar gorduras insaturadas para indivíduos acima dos 2 anos de idade. Alimentos como azeite, abacate, e nozes são fontes ricas nesse tipo de gordura.

Qual a nova recomendação para o consumo de carboidratos?

A OMS trouxe orientações renovadas quanto ao consumo de carboidratos. A nova diretriz foca na qualidade dos alimentos consumidos, destacando a necessidade de se priorizar grãos integrais, frutas e leguminosas para pessoas acima dos 2 anos de idade. Exemplos desses alimentos incluem feijão, grão-de-bico e lentilha.

Para o público adulto, a OMS é firme em suas recomendações: consumir pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais e 25 gramas de fibras todos os dias.

Além disso, a organização é explícita sobre o consumo de açúcar. O açúcar adicionado, que está presente em alimentos como mel, bebidas e sobremesas, não deve representar mais de 10% da energia diária consumida. Para uma pessoa com uma dieta de 2000 calorias, isso representaria 50 gramas, o equivalente a cinco a dez colheres de chá diariamente.

Como essas mudanças podem auxiliar na prevenção do câncer?

Seguir uma dieta equilibrada não apenas pode auxiliar na prevenção da obesidade e suas doenças associadas, mas também diminuir o risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Alimentos ricos em fibras, frutas e vegetais são considerados, segundo investigações científicas, fortes aliados na prevenção do câncer.