Os melhores vegetais para reduzir a inflamação
Reduza o risco de doenças crônicas comendo mais desses vegetais anti-inflamatórios
É possível combater a inflamação por meio da dieta, e incorporar mais vegetais anti-inflamatórios é uma das melhores maneiras.
A inflamação é um assassino silencioso. De acordo com a Harvard Medical School, a inflamação persistente e de baixo grau (também chamada de inflamação crônica) pode levar a algumas das principais causas de morte em todo o mundo, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer.
Os vegetais são essenciais para reduzir a inflamação porque são repletos de vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e fitoquímicos. Estudos indicam que esses nutrientes são m benéficos na redução da inflamação crônica.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
Eles ajudam a combater o estresse oxidativo e a neutralizar os radicais livres – dois culpados comuns que podem desencadear inflamação.
Além disso, pesquisas sugerem que comer vegetais pode melhorar a saúde intestinal devido ao seu alto teor de fibras.
Um microbioma intestinal bem equilibrado e diversificado pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e, dessa forma, reduzir a inflamação.
Vegetais que ajudam a reduzir a inflamação
Espinafre
O espinafre é rico em vitaminas A e C e antioxidantes como quercetina e kaempferol, que ajudam a combater a inflamação.
Esta folha verde versátil pode ser apreciada crua em saladas ou cozida em vários pratos. Seu alto teor de fibras também apoia a saúde digestiva e pode ajudar no controle de peso.
Couve
De acordo com um estudo de 2023, a couve pode ajudar a prevenir a inflamação induzida pelo intestino e melhorar a saúde intestinal.
É repleta de nutrientes essenciais, como antioxidantes, minerais, fibras e vitaminas A, C e K, que podem promover a saúde intestinal e reduzir a inflamação.
Além disso, seu alto teor de cálcio apoia a saúde óssea e pode ajudar a reduzir o risco de osteoporose.
Brócolis
O brócolis é uma excelente fonte de sulforafano, um antioxidante com potentes efeitos anti-inflamatórios.
Também é rico em vitaminas C e K e fibras, que estudos mostram que podem ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a resistência à insulina.
Além disso, sua abundância de fibras promove saciedade e auxilia na digestão, promovendo a saúde intestinal geral.
Pimentões
Os pimentões são ricos em vitaminas A e C e antioxidantes que podem ajudar a reduzir a inflamação e proteger contra doenças degenerativas.
Seu baixo teor calórico e alto teor de água os tornam uma excelente escolha para controle de peso e hidratação.
Tomate
O tomate é uma excelente fonte de licopeno, um carotenóide com forte atividade antioxidante, que pode ajudar a combater os radicais livres e reduzir a inflamação.
Ademais, contém vitamina C, outro antioxidante que pode ajudar a neutralizar os danos causados pelos radicais livres e reduzir a inflamação.
Cenoura
As cenouras são uma fonte fantástica de beta-caroteno, um pigmento alimentar natural que é convertido em vitamina A no corpo.
Em resumo, a vitamina A é conhecida por ter propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a combater a inflamação e fortalecer o sistema imunológico.
Seu conteúdo de beta-caroteno também apoia a saúde ocular e pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade.
Beterraba
Uma revisão de 2021 descobriu que a beterraba contém compostos chamados betalaínas que comprovadamente ajudam a reduzir a inflamação.
Ela contém diversos compostos bioativos, como a betanina, e antioxidantes como vitamina C e flavonoides, que contribuem para suas propriedades anti-inflamatórias.