Os sinais silenciosos de tumor cerebral; saiba reconhecer

Existem vários tipos de tumores cerebrais, e cada um pode ter um quadro diferente

O tumor cerebral muitas vezes surge silenciosamente, sem que a pessoa perceba seus sinais. Ele pode ocorrer no tecido cerebral ou perto dele.

Os locais próximos incluem os nervos, a glândula pituitária, a glândula pineal e as membranas que cobrem a superfície do cérebro.

Existem muitos tipos diferentes de tumores cerebrais primários. Alguns não são cancerígenos e podem crescer com o tempo e pressionar o tecido cerebral.

Conheça os tipos e sintomas de tumor cerebral
Créditos: stockdevil_666/DepositPhotos
Conheça os tipos e sintomas de tumor cerebral

Já os tumores cerebrais malignos podem crescer rapidamente, invadir e destruir o tecido cerebral.

Tipos de tumores cerebrais

Existem vários tipos de tumores cerebrais, e eles podem ser classificados de diferentes maneiras:

Os gliomas originam-se nas células gliais e são o tipo mais comum de tumor cerebral. Incluem astrocitomas, oligodendrogliomas e glioblastomas.

Já o meningiomas desenvolvem-se nas meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Geralmente são benignos.

Os schwannomas são tumores benignos que afetam as células de Schwann, responsáveis pela produção de mielina nos nervos.

Os  adenomas hipofisários se formam na glândula pituitária, podendo afetar a produção hormonal.

E os meduloblastomas são tumores malignos mais comuns em crianças, localizam-se na parte inferior do cérebro.

Quem corre risco de tumor cerebral? 

O tumor cerebral é mais prevalente em crianças e adultos jovens. Os homens são mais propensos do que as mulheres. No entanto, o meningioma, um tipo de tumor, tem maior probabilidade de ocorrer em mulheres. 

Riscos ocupacionais ou ambientais, infecção pelo vírus Epstein – Barr (EBV) também são fatores de risco conhecidos para um tumor cerebral.

Da mesma forma, traumatismo cranioencefálico grave tem sido estudado há muito tempo por sua relação com tumores cerebrais. 

Sinais e sintomas de tumor cerebral

De acordo com o A. C. Camargo Cancer Center, as dores de cabeça são geralmente o primeiro sintoma e se tornam mais frequentes à medida que o tempo passa.

Podem não melhorar com remédios comuns para dor de cabeça e ser acompanhadas por náuseas e vômitos. A dor pode ainda piorar quando o paciente se deita ou abaixa a cabeça.

Outro sinal possível são as convulsões, que geralmente surgem acompanhadas de dormência, formigamento, movimentos descontrolados nos braços e nas pernas, de dificuldade na fala. A pessoa também pode relatar sentir cheiros estranhos e ter episódios de inconsciência.

Mudanças nas funções cognitivas, no humor ou na personalidade também podem estar presentes.

Depressão e ansiedade, especialmente se aparecem repentinamente, também podem ser sinais de tumor cerebral.

Outra possível mudança é na fala. A pessoa pode ter dificuldade para encontrar palavras, falar de forma incoerente, ser incapaz de se expressar ou de compreender a linguagem.

Da mesma forma pode ocorrer dificuldade auditiva, olfativa e visual, incluindo visão dupla ou embaçada.

Por fim, perda de equilíbrio, zumbido no ouvido e alterações hormonais em mulheres também podem indicar tumor cerebral.

Vale dizer, no entanto, que os sintomas variam de pessoa para pessoa e dependem da área afetada. Também é importante notar que estes sinais também podem ter outras causas e não indicar necessariamente um tumor cerebral.