Os sintomas de alerta de câncer de pâncreas
Muitas vezes, esse tipo de câncer passa despercebido até atingir um estágio avançado
O câncer de pâncreas é muitas vezes chamado de “assassino silencioso” porque, nas fases iniciais, geralmente não apresenta sintomas óbvios. Quando os sintomas aparecem, costumam ser vagos e podem ser facilmente confundidos com outras condições médicas.
No entanto, alguns sintomas de alerta que podem estar associados ao câncer de pâncreas incluem:
- perda de peso inexplicável
- icterícia
- dor abdominal superior que pode irradiar para as costas
Quais as causas e fatores de risco para câncer de pâncreas?
O câncer de pâncreas é uma doença complexa e muitas vezes é difícil de determinar sua causa específica. No entanto, há vários fatores de risco conhecidos que podem aumentar a probabilidade de uma pessoa desenvolver câncer de pâncreas.
A idade é o fator de risco mais forte e a grande maioria dos pacientes tem entre 50 e 80 anos. É mais comum em pessoas com inflamação do pâncreas (pancreatite crônica) e fumantes.
O alto consumo de açúcar é outro possível fator de risco. Uma equipe de pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade de Minnesota, nos EUA, descobriu que aqueles que bebiam dois ou mais refrigerantes por semana tinham um risco 87% maior de desenvolver câncer de pâncreas do que aqueles que não bebiam.
Outros estudos apontaram para uma dieta rica em gordura e pobre em fibras, uso pesado de álcool e trabalho em um ambiente tóxico e carregado de produtos químicos, como fatores de risco para câncer pancreático.
Um pequeno número de casos está relacionado a genes defeituosos herdados das famílias.
É importante observar que a maioria das pessoas com um ou mais desses fatores de risco não desenvolverá câncer de pâncreas. Além disso, muitos casos de câncer de pâncreas ocorrem em pessoas sem fatores de risco conhecidos.