Preta Gil faz 10º teste de covid-19 mesmo após ter tido a doença

Em suas redes sociais, cantora explicou a razão de tantos exames

07/10/2020 10:20

A cantora Preta Gil, que teve covid-19 em março, já realizou 10 testes RT-PCR, exame que identifica o coronavírus no corpo. Em seu Instragram, ela postou imagens da última coleta de secreção do nariz e explicou a razão de tantos exames.

“As pessoas me perguntando por que eu faço teste de covid se eu já tive covid. Porque eu não tenho certeza. Prefiro ser precavida, ter zelo. Quando vou trabalhar e tenho que encontrar pessoas, eu faço toda vez. Eu e quem trabalha comigo. Tem que ser assim até sair essa vacina. Temos que ser, se possível, precavidos. Cada um toma as medidas que puder. Responsabilidade e bom senso acima de tudo, né?”, disse em seus stories.

Preta Gil faz 10º teste de covid-19
Preta Gil faz 10º teste de covid-19 - reprodução/Instagram

O teste RT-PCR, que Preta Gil sempre faz, é o considerado mais eficaz para detecção da covid-19, já que rastreia o material genético do coronavírus.

A partir do material coletado do nariz ou da garganta da pessoa, o teste indica a presença do vírus no organismo no momento de sua realização.

Apesar de ser considerado padrão ouro, não é isento de falsos negativos. Segundo estudos, a probabilidade de um resultado falso varia dependendo do tempo desde a infecção. No primeiro dia após a infecção, a probabilidade de um falso negativo – é de 100%.

O teste é mais indicado a partir do terceiro dia de exposição ao vírus até, no máximo, o oitavo dia. Depois desse tempo, as chances de imprecisão é maior porque o RNA só fica disponível no fluído biológico do paciente durante esse período.

Casos de reinfecção

Embora raros, há casos descritos de reinfecção por coronavírus, o que indica que a proteção imunológica pode durar apenas alguns meses. Apesar disso, os pesquisadores dizem que são necessários mais estudos aprofundados para determinar esse tempo. Leia mais aqui.