Últimas notícias:

Loading...

Confirmado primeiro caso de reinfecção por coronavírus do mundo

Paciente foi infectado pela segunda vez 4 meses depois de curado da covid-19

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Pesquisadores em Hong Kong relataram nesta segunda-feira o primeiro caso confirmado de reinfecção de covid-19. Trata-se de um homem de 33 anos que foi infectado pela primeira vez pelo coronavírus no final de março e, quatro meses e meio depois, contraiu o vírus novamente enquanto viajava pela Europa.

O caso levanta questões sobre a durabilidade da proteção imunológica contra o coronavírus. Mas também foi recebido com cautela por outros cientistas, que questionaram até que ponto o caso apontava para preocupações mais amplas sobre reinfecção.

Os pesquisadores da Universidade de Hong Kong sequenciaram o vírus das duas infecções do paciente e descobriram que elas não eram correspondentes, indicando que a segunda infecção não estava ligada à primeira.

Eles também contaram que o homem teve apenas sintomas leves na primeira vez que ficou doente, e permaneceu assintomático na segunda.

reinfecção coronavirus
Crédito: Nopparit/istockPrimeiro caso de reinfecção por coronavírus é confirmado em Hong Kong

#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


“Nossos resultados provam que a segunda infecção é causada por um novo vírus, que ele adquiriu recentemente, em vez de uma disseminação viral prolongada”, afirmou Kelvin Kai-Wang To, microbiologista da Universidade de Hong Kong.

O tipo de vírus encontrado no paciente tem a sequência genética mais parecida a do vírus detectado na Europa nos meses de julho e agosto. Segundo informações, o paciente esteve na Espanha.

O caso indica que a proteção imunológica pode durar apenas alguns meses, mas os pesquisadores dizem que são necessários mais estudos aprofundados para determinar esse tempo.

Compartilhe: