Conheças os problemas de saúde mais comuns que aparecem na língua

Falta de higiene bucal e imunidade baixa favorecem o aparecimento desses problemas

Quem nunca sofreu com afta? Essas pequenas lesões tão doloridas podem afetar tanto a boca quanto a língua. Geralmente, o aparecimento está ligado a mordidas, estresse ou até mesmo pelo consumo de alimentos cítricos, como abacaxi e limão. Mas esse não é o único problema desagradável que pode aparecer na língua. Veja abaixo outros bem comuns:

A maioria dos problemas de saúde na língua envolve má higiene ou imunidade baixa
Créditos: Wavebreakmedia/istock
A maioria dos problemas de saúde na língua envolve má higiene ou imunidade baixa

Língua pilosa

A língua pilosa não é um problema grave e acontece quando existe um acúmulo de ceratina, fungos ou bactérias nas papilas gustativas, que ficam mais alongadas, dando uma aparência de pelos na língua.

O problema pode ser causado por hábitos de higiene incorretos, tabagismo, infecções e reação adversa a alguns medicamentos.

Nesses casos, o tratamento é simples, envolve seguir as recomendações de higiene bucal, suspender o uso de tabaco ou substituir medicamentos, se for o caso.

De acordo com o dentista Paulo Zahr, da rede OdontoCompany, os sintomas tendem a desaparecer após uma semana de tratamento.

Sapinho

O sapinho ou candidíase oral é uma doença bem mais comum em bebês, mas pode acometer adultos com o sistema imunológico comprometido, como pacientes com HIV ou transplantados, por exemplo.

Sapinho causa placas brancas na língua
Créditos: joey333/istock
Sapinho causa placas brancas na língua

A infecção acontece pelo excesso do fungo Candida albicans na boca, o que causa o surgimento de placas esbranquiçadas na língua e interior da boca, vermelhidão, sensação de ardência e sabor desagradável.

Alguns fatores como hábitos inadequados de higiene, fumo e uso de medicamentos podem favorecer o desenvolvimento da doença.

“O tratamento é feito com remédios antifúngicos em forma de gel ou creme aplicados de forma tópica. Após o início do tratamento, os sintomas devem desaparecer em duas semanas”, explica Zahr.

Câncer bucal

O câncer bucal é um tumor maligno que afeta lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Entre os fatores que aumentam o risco estão o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção e infecção pelo vírus HPV, que está relacionada a alguns casos de câncer de orofaringe.

É preciso visitar o dentista com regularidade, outra forma de prevenção é  adota hábitos saudáveis e usar preservativo na prática do sexo oral.