EM ALTA

Qual fruta tira gordura do fígado? Conheça a melhor opção

A gordura no fígado ocorre quando as células acumulam excesso de gordura, podendo levar a complicações de saúde; veja qual fruta pode ajudar

Fruta que combate o acúmulo de gordura no fígado e no coração
Créditos: iStock/Rasi Bhadramani
Fruta que combate o acúmulo de gordura no fígado e no coração

Amplamente cultivado e consumido em países como Índia, Paquistão, México, Oriente Médio e Caribe, uma fruta tropical vem ganhando espaço na mesa de pessoas ao redor do mundo, graças aos seus múltiplos benefícios à saúde.

Extraído da planta Tamarindus indica, o tamarindo se destaca não apenas pelo seu sabor exótico, que mescla o doce com o ácido, mas também pelo seu alto valor nutricional.

Que fruta tira gordura do fígado?

Os antioxidantes presentes na polpa do tamarindo, incluindo polifenóis e flavonóides, combatem o acúmulo de gordura no fígado e no coração.

Aliás, sua polpa, que passa de verde e azeda para uma consistência pastosa e agridoce ao amadurecer, é utilizada em uma variedade de pratos, indo de molhos a doces, além de ser base para sucos refrescantes e terapêuticos.

A fruta é rica em vitaminas C, K, B e minerais essenciais como cálcio, potássio e fósforo. 

Quais são os benefícios de tamarindo?

Segundo pesquisas divulgadas pelo Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine, a fruta é rica em aminoácidos essenciais e fitoquímicos, apresentando atividades antidiabéticas, antimicrobianas, antiasmáticas, anti-inflamatórias e laxativas. Isso sem contar a alta concentração de fibras, que contribui para aliviar a indigestão.

Um dos grandes destaques do tamarindo é o seu potencial para auxiliar na regulação dos níveis de colesterol, conforme aponta um estudo publicado pelo Healthline

Ademais, para aqueles que sofrem com retenção de líquidos, o tamarindo surge como uma solução natural devido à presença abundante de potássio, contribuindo para a diminuição de edemas em partes do corpo como pés, tornozelos e pernas.

Veja os benefícios do tamarindo
Créditos: iStock/Pixelimage
Veja os benefícios do tamarindo

Quem não pode tomar suco de tamarindo?

Indivíduos que são alérgicos ao tamarindo devem evitar consumir o suco, pois podem experimentar reações adversas, como erupções cutâneas, inchaço ou dificuldade respiratória.

Além disso, pessoas com histórico de problemas gastrointestinais, como refluxo ácido ou úlceras, podem achar que o suco de tamarindo agrava seus sintomas devido à sua acidez natural. 

Apesar dos seus numerosos benefícios para a saúde, é crucial entender que o tamarindo não substitui tratamentos médicos especializados.

Seu consumo deve ocorrer de maneira equilibrada, pois, em excesso, pode levar a efeitos colaterais como diarreia e náusea. Portanto, o melhor é consultar um profissional de saúde.

Afinal, qual a melhor forma de consumir o tamarindo?

  • O tamarindo pode ser utilizado em forma de suco, para refrescar e aproveitar suas propriedades digestivas.
  • Incorpore a polpa de tamarindo em seus molhos e sopas, trazendo um sabor único e benefícios à saúde.
  • Doces e sorvetes à base de tamarindo são excelentes opções para uma sobremesa nutritiva e saborosa.
  • Mergulhe polpas de tamarindo em água quente para amolecer e, em seguida, passe por uma peneira para remover as fibras e sementes. A pasta pode compor diversas receitas, como molhos, curries e marinadas.

Introduzir o tamarindo na alimentação pode ser uma deliciosa maneira de enriquecer a dieta com elementos nutritivos fundamentais, ao mesmo tempo que se desfruta de pratos e bebidas com sabores exóticos.

Contudo, vale lembrar de equilibrar o seu consumo e, em caso de dúvidas, consultar um médico ou um nutricionista.