Saiba como seguir uma dieta vegana barata e acessível

É mito dizer que alimentação livre de produtos de origem animal tem alto custo

Por: Personare

Uma dieta sem nada de origem animal pode ser barata e acessível. É comum ouvir que o estilo de vida vegano pode ser caro por conta de produtos especiais no cardápio, mas é completamente o contrário.

Além de possuírem todos os nutrientes para o funcionamento do corpo, os alimentos de origem vegetal, como grãos integrais, hortaliças e frutas frescas são as opções mais saudáveis, sustentáveis e econômicas disponíveis!

E o melhor: são encontrados frescos nas feiras semanais e podem ser ingeridos in natura ou minimamente processados em preparações simples e bem caseiras.

casal preparando comida com vários vegetais
Crédito: Viktorcvetkovic/istockUma dieta vegana é muito mais barata e acessível do que pensam por aí

O principal benefício de se consumir os alimentos naturais é poder usufruir de seus nutrientes e minerais de uma forma mais direta. Quando ocorre a manipulação na indústria, os compostos benéficos se perdem por conta da sua grande sensibilidade e instabilidade, ao serem expostos aos processamentos — elevadas temperaturas, luz, adição de conservantes e estabilizantes.

Proteína e suplementação

Um das principais preocupações é com a questão da proteína, mas é um mito achar que as carnes são fontes exclusivas. Não são! O que nem todos sabem, por exemplo, é que a combinação de cereais e leguminosas na mesma refeição proporciona todos os aminoácidos essenciais necessários, ou seja, o popular prato brasileiro de arroz e feijão é uma ótima fonte de proteínas vegetais, além de ser acessível financeiramente.

Os veganos devem sim preocupar-se com a suplementação da vitamina B12, já que ela está exclusivamente presente em alimentos de origem animal. Isso é facilmente resolvido tomando com uma cápsula do nutriente por dia, ou seguindo o que o médico ou nutricionista orientar.

Continue lendo para saber mais como o veganismo cabe no bolso.

Por: Personare

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário personare da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.