Seus lábios podem te alertar para este distúrbio sanguíneo

A anemia é um distúrbio sanguíneo comum que pode ser desencadeado por vários fatores, incluindo problemas de saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa condição ocorre quando os níveis de hemoglobina no sangue estão abaixo do normal devido à falta de um ou mais nutrientes essenciais. Embora a anemia tenha sinais indicadores, como mãos frias e tontura, os lábios também podem sofrer alterações.

Recentemente, um sinal menos conhecido chamou a atenção depois que uma maquiadora postou um tutorial sobre como ela cobre seus “lábios anêmicos” em um vídeo viral do TikTok. Muitos usuários comentaram na publicação que não tinham ideia de que a anemia poderia afetar a cor natural dos lábios.

@makeupbylexh

ARIANA GRANDE GAVE ME A DISČOUNT CODĖ FOR THE MONTH OF JUNE and this lip combo is entirely @r.e.m. beauty 🫶🏼 “LEXI15” til june 30! lip combo: lip stain marker in “full out”, lip liner in “ad libs”, lipstick in “bubbly” 💕✨ #lipcombo #lipstainlipliner #lipstain #rembeauty #anemiaproblems #rembeautylip

♬ original sound – lex

A cor dos lábios pode desaparecer em casos de anemia
Créditos: FREDERICA ABAN/istock
A cor dos lábios pode desaparecer em casos de anemia

A cor dos lábios pode variar dependendo da gravidade e do tipo de anemia. Por exemplo, lábios brancos ou pálidos podem significar um caso grave de anemia e significa que há pouco oxigênio.

Essa mudança de cor ocorre devido ao desvio do sangue de órgãos menos vitais, como a pele, para órgãos mais vitais, como o cérebro, quando os níveis de hemoglobina estão baixos. A palidez também pode estar presente na parte interna dos olhos e nas gengivas.

Anemia por falta de ferro

Existem diferentes tipos de anemia, que podem ser causados pela deficiência de nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. No entanto, a anemia por deficiência de ferro, conhecida como anemia ferropriva, é a mais comum. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 90% dos casos de anemia têm origem na falta de ferro.

O ferro é um nutriente essencial para a vida, necessário para a produção de hemoglobina, uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos, e para o transporte de oxigênio pelo corpo. Quando há deficiência de ferro, os glóbulos vermelhos se tornam menores, transportando menos hemoglobina e, consequentemente, incapazes de fornecer oxigênio adequadamente.

Além dos lábios pálidos, uma pessoa com anemia pode apresentar os seguintes sinais e sintomas: cansaço generalizado, falta de apetite, menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem em crianças e apatia.

Fontes de ferro

O ferro pode ser obtido por meio de alimentos de origem animal e vegetal. As melhores fontes de ferro incluem carnes vermelhas, especialmente o fígado e outras vísceras, como rim e coração; aves e peixes; mariscos crus.

Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se folhas verde-escuras (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde e taioba; leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas; melado de cana, rapadura e açúcar mascavo. Também estão disponíveis no mercado alimentos enriquecidos com ferro, como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.