Sinais menos conhecidos de câncer de intestino

Muitos pacientes podem não reconhecer esses sinais como algo grave

Existem mais de 200 tipos de câncer que podem afetar o corpo humano. Entre os tipos mais comuns no mundo está o câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal. No Brasil, é o terceiro mais frequente. 

Estar atento a qualquer um dos sinais de alerta do câncer de intestino pode salvar sua vida. Quanto antes for detectado, maiores as chances de cura. 

Embora os sintomas mais comumente conhecidos sejam mudanças nos hábitos intestinais, sangramento retal e dor abdominal, há outros alguns sintomas menos falados.

Conheça alguns sinais de câncer de intestino dos quais pouco se fala
Créditos: seb_ra/istock
Conheça alguns sinais de câncer de intestino dos quais pouco se fala

Sinais menos conhecidos de câncer de intestino

Fadiga constante

Sentir-se constantemente exausto, não importa quanto você durma, pode ser um sinal de algo anormal.

Embora menos comum, a fadiga pode ser um sinal de câncer colorretal, especialmente se ela for persistente.

Em alguns casos, essa fadiga pode ser resultante da anemia, que diminui da capacidade do sangue em transportar oxigênio para os tecidos do corpo. A anemia pode ser causada por sangramento no trato gastrointestinal.

Perda de peso não intencional e perda de apetite

Se você está perdendo peso sem mudar sua dieta ou estilo de vida e percebe que seu apetite está diminuindo, vale a pena conversar com seu médico.

Essas mudanças podem estar relacionadas a interrupções no funcionamento do sistema digestivo, possivelmente devido à presença de câncer de colorretal.

Alguns pacientes com câncer de intestino podem experimentar náuseas e vômitos como resultado do próprio tumor. Esses sintomas podem tornar difícil ou desagradável comer e levar à perda de apetite.

Apesar disso, os indivíduos muitas vezes não conseguem reconhecer isto como uma indicação precoce de câncer.

Como prevenir o câncer de intestino?

Dieta saudável

Uma dieta rica em fibras, frutas, legumes, grãos integrais e alimentos ricos em cálcio pode ajudar a reduzir o risco de câncer de intestino. Limitar o consumo de carne vermelha e carne processada também é importante.

Exercício regular

A atividade física regular pode ajudar a reduzir o risco de câncer de intestino. Recomenda-se pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana.

Manutenção de um peso saudável

Manter um peso corporal saudável através de uma dieta equilibrada e exercícios regulares pode ajudar a reduzir o risco de câncer de intestino.

Limitação do consumo de álcool e tabagismo

Reduzir ou evitar o consumo de álcool e parar de fumar pode ajudar a reduzir o risco de câncer de intestino.

Rastreamento regular

Rastreamento regular para câncer de intestino pode ajudar a detectar precocemente a doença, quando é mais tratável. Isso pode incluir exames como colonoscopia e testes de sangue oculto nas fezes.

Conscientização sobre os sintomas

Conhecer os sintomas do câncer de intestino, como mudanças nos hábitos intestinais, sangramento retal, dor abdominal e perda de peso inexplicada, e procurar atendimento médico se ocorrerem.