Sinal de câncer de próstata que muitos homens ignoram
Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores as chances de cura
Muitos homens frequentemente se levantam à noite para fazer xixi, mas poucos percebem que isso pode sinalizar um problema de saúde. Esse hábito, especialmente durante a noite, é considerado um dos sinais indicadores de câncer de próstata.
Assim como com qualquer câncer, os sintomas do câncer de próstata devem ser tratados assim que aparecem, em uma tentativa de interromper o crescimento do tumor.
Outros sinais e sintomas de câncer de próstata
Os sintomas do câncer de próstata podem variar e, em estágios iniciais, podem ser pouco perceptíveis. Alguns homens podem não apresentar sintomas por um longo período. No entanto, à medida que o câncer progride, podem surgir sintomas como:
- Pesquisa revela fator que pode atrasar início de Alzheimer em 5 anos
- 10 belas estações de trem da Europa que valem a visita
- Disney On Ice estreia em POA com desconto especial na primeira noite!
- Medicamento pode prolongar a vida de pacientes com câncer de mama
- dificuldade em começar a fazer xixi;
- esforçar-se ou demorar muito para fazer xixi;
- fluxo de urina fraco;
- sensação de que a bexiga não esvaziou totalmente;
- sangue na urina ou sangue no sêmen.
É importante notar que esses sintomas não são exclusivos do câncer de próstata e podem ocorrer em outras condições médicas, como infecções urinárias ou doenças benignas da próstata.
Os homens com fatores de risco, como histórico familiar de câncer de próstata, idade avançada (o risco aumenta após os 50 anos) e etnia (afrodescendentes têm maior risco), devem conversar com um médico sobre a possibilidade de realizar exames de triagem, como o exame de toque retal e o teste de PSA (antígeno prostático específico).
O tratamento do câncer de próstata varia dependendo do estágio da doença, da saúde geral do paciente e de outros fatores individuais. As opções de tratamento podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia.