Sintomas nada óbvios de Alzheimer para se atentar
É importante identificar esses sinais precocemente para um diagnóstico e tratamento precoces
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva. Embora muitos de nós possamos associar o Alzheimer a sintomas de perda de memória e confusão, existem vários sintomas menos óbvios que podem ser sutis e, portanto, muitas vezes ignorados.
Veja abaixo alguns desses sintomas para começar a prestar atenção.
Sintomas menos óbvios de Alzheimer
Problemas de visão
Existe uma forma que afeta a parte posterior do cérebro, onde a visão é processada e, nesse caso, as pessoas terão problemas de leitura ou de percepção tridimensional.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Muitas vezes vão ao oftalmologista e pensam que têm problemas nos olhos, mas na verdade os seus os olhos estão bem, é o cérebro que está processando as coisas de maneira errada.
Dificuldade em resolver problemas
Um dos sintomas menos óbvios do Alzheimer é a dificuldade em planejar e resolver problemas. Indivíduos com Alzheimer podem achar desafiador desenvolver e seguir um plano, trabalhar com números ou mesmo seguir uma receita simples.
Fala e linguagem
A fala e a linguagem também podem demonstrar sintomas precoces, como não ser capaz de encontrar a palavra certa ou usar substitutos para palavras como ‘aquilo com que serve para escrever’ em vez de caneta.
Perder a linha de pensamento, a perda de fluência verbal e ter problemas de comunicação também podem ser indicadores.
Mudanças de comportamento e humor
Mudanças no humor e na personalidade podem ser sintomas precoces, como tornar-se desconfiado, deprimido, ansioso ou retraído socialmente.
À medida que a doença progride, a perda de iniciativa e a apatia podem se tornar evidentes, levando a uma falta de interesse em atividades anteriormente apreciadas e uma redução na motivação para se envolver em interações sociais.
O que você deve fazer se detectar esses sinais de Alzheimer?
É importante estar atento a esses sintomas menos óbvios, especialmente em pessoas que têm fatores de risco para o desenvolvimento do Alzheimer, como histórico familiar da doença, idade avançada e determinados fatores genéticos.
Identificar esses sinais precocemente pode levar a um diagnóstico precoce e a um tratamento mais eficaz, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida e suporte para os pacientes.
No Brasil, há tratamento multidisciplinar gratuito para Alzheimer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes também têm acesso a medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas.