Temperatura do banho após treino influencia no ganho de músculos

Estudo feito por cientistas australianos observou que a temperatura da água pode estimular a produção de proteínas que reduzem tamanho dos músculos

Por: Redação

Quem treina com o objetivo de ganhar massa magra se preocupa com a alimentação no pré e no pós-treino, porém, aparentemente essa não deve ser a única preocupação. Cientistas australianos descobriram que a temperatura do banho logo após a prática de exercícios físicos também pode influenciar no ganho de músculos.

O estudo, publicado no jornal científico da American Physiological Society, observou que água gelada após o treino de força pode reduzir o crescimento muscular e retardar a recuperação do músculo.

mulhert tomando banho
Crédito: Golfcphoto/istockBanho gelado após o treino deve ser evitado por quem busca aumentar os músculo

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam 21 homens que fizeram treinos de força dois dias por semana durante 12 semanas. Os voluntários foram separados em dois grupos: um tomava banho gelado após as atividades e outro andou de bicicleta ergométrica após cada treino.

Verificou-se que, no grupo de banho gelado, a atividade das células que são cruciais para a construção de músculos maiores e mais fortes foi diminuída por até dois dias após o exercício.

Imersão no gelo para recuperação

Muitos atletas profissionais costumam fazer imersão em água gelada como forma de recuperar os músculos e aliviar dores. A técnica é chamada de crioterapia e é um procedimento que tem sido bastante utilizado no período de recuperação pós-exercício, porém, de acordo com o estudo australiano, o recurso pode desencadear reações metabólicas que acabam priorizando a retenção de calor em vez de estimular o crescimento de tecidos.

neymar na banheira de gelo da crioterapia
Crédito: Reprodução/InstagramCrioterapia é usada para recuperação de atletas

“Realizamos o estudo porque é comum presumir que os banhos de gelo permitem que os atletas treinem mais nas sessões de treinamento subsequentes, mas ainda não está claro se isso se traduzirá em melhores adaptações a longo prazo para o treinamento de força”, disse o co-autor do estudo Jonathan Peake , da Universidade de Tecnologia de Queensland, em Brisbane, na Austrália.

As novas descobertas estão alinhadas com pesquisas anteriores, publicadas em 2014 no Journal of Strength & Conditioning Research, que também descobriram que a imersão em água fria reduz os ganhos na força muscular.

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …