Últimas notícias:

Loading...

Transtorno somatoforme: como as emoções afetam o corpo?

Quando algo não vai bem com o nosso estado emocional, o corpo costuma ser afetado. Entenda melhor

Nosso corpo e mente são organismos que trabalham em conjunto. Por isso, desequilíbrios emocionais podem se materializar em dores físicas. O transtorno somatoforme é uma condição que causa dores físicas, oriundas de problemas emocionais.

Sabe quando nos sentimos sobrecarregadas com a nossa rotina? E, aí, surge uma dor de cabeça seguida por rigidez no pescoço? Pois bem, você pode estar sofrendo de transtorno somatoforme. São aquelas dores que surgem quando estamos com nosso emocional abalado, estressadas ou ansiosas.

Ter saúde é possuir bem estar psicológico, emocional, social e biológico

Transtorno somatoforme

Quando as coisas não andam em sintonia, podem surgir desconfortos físicos como: dores de cabeça, taquicardia, suor frio, entre outros sintomas de causas puramente emocionais.

Existem inúmeras doenças que podem acometer nosso corpo físico. Contudo, cerca de um terço da população chega aos consultórios médicos com queixas características da somatização (quando associadas a doenças de ordem orgânica) e de transtorno somatoforme (causa puramente emocional). Tudo isso pode levar a dificuldade de diagnóstico por parte dos médicos.

Algumas pessoas podem manifestar fortes desconfortos físicos, mesmo sem ter uma doença física. É aí que surge a psicossomática: área da saúde que estuda as desordens emocionais que também afetam o corpo e são tratadas por psicólogos e médicos psiquiatras.

Transtorno somatoforme: como as emoções afetam o corpo

Leia mais aqui: Transtorno somatoforme – Como as emoções afetam o corpo?

Texto escrito por Sheila Souza e publicado no Superela.

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3

Compartilhe: