Um sintoma comum de todos os tipos de câncer de sangue

Além dos desafios físicos e emocionais enfrentados pelos pacientes, há um sintoma comum associado a essa condição

Este sintoma está diretamente relacionado à interrupção do processo de produção de células sanguíneas saudáveis
Créditos: ljubaphoto/istock
Este sintoma está diretamente relacionado à interrupção do processo de produção de células sanguíneas saudáveis

Os cânceres de sangue, também conhecidos como neoplasias hematológicas, comprometem o sangue, a medula óssea e os órgãos e tecidos que compõem o sistema linfático. Dentre esses cânceres, os dois principais grupos são as leucemias (que atingem os glóbulos brancos) e os linfomas (que afetam o sistema linfático).

O sintoma mais comum compartilhado por muitos desses tipos de câncer de sangue é uma fadiga persistente e inexplicável. A fadiga é uma sensação extrema de cansaço que não melhora com o descanso adequado e pode afetar significativamente a qualidade de vida.

Entendendo o mecanismo por trás desse sintoma

Uma das principais razões para este sintoma é a anemia. Isso porque a doença pode levar a uma redução na produção de glóbulos vermelhos saudáveis. O sangue, então, não consegue transportar oxigênio de forma eficiente para os tecidos e órgãos do corpo. Isso resulta em uma redução na oferta de oxigênio para as células, o que pode levar à fadiga, fraqueza e falta de energia.

A anemia causa uma diminuição na capacidade do sangue de transportar oxigênio para os tecidos, o que pode levar à fadiga e fraqueza.

Além disso, o câncer de sangue também pode comprometer a função das células brancas, que são responsáveis por proteger o organismo contra infecções. Com um sistema imunológico enfraquecido, os pacientes estão mais suscetíveis a doenças oportunistas, o que agrava ainda mais a sensação de fraqueza e indisposição.

Outros sintomas de câncer no sangue

Os sintomas do câncer de sangue variam dependendo do tipo, seja leucemia, linfoma, mieloma, ou outra forma. Acontece que, muitas vezes, eles não se apresentam nos estágios iniciais.

De acordo com o A.C. Camargo Cancer Center, quando os sintomas da leucemia aparecem, além de fraqueza e anemia, o paciente pode apresentar:

  • Febre inexplicável
  • Perda de apetite
  • Perda de peso inexplicável
  • Sangramentos e hematomas que aparecem com facilidade e sangramentos nasais
  • Dificuldade para respirar
  • Petéquias, pequenos pontos vermelhos que aparecem na pele por causa de sangramentos
  • Suores noturnos
  • Inchaço dos gânglios linfáticos
  • Dor nos ossos ou nas juntas
  • Infecções recorrentes