Brasil libera entrada de turistas estrangeiros por via aérea

A liberação ocorre no dia em que o país ultrapassa a marca dos 90 mil óbitos e dos 2,5 milhões de casos do novo coronavírus

Por: Redação

Mesmo com a pandemia ainda fora de controle, o governo brasileiro vai liberar a entrada de turistas estrangeiros por via aérea. A medida foi assinada em conjunto pelos Ministérios da Casa Civil, Infraestrutura, Justiça e Segurança Pública e Saúde e publicada em seção extra do Diário Oficial da União na noite desta quarta-feira, 29.

Pela primeira vez, o governo brasileiro obriga a contratação de seguro-saúde para turistas estrangeiros

A nova portaria tira a obrigatoriedade do teste de covid-19, mas cria, pela primeira vez, a exigência do seguro-saúde para a entrada de turistas estrangeiros.

“Essa é uma forma de se precaver contra a lotação do sistema público de saúde, mas seria interessante manter o exame ou algum outro tipo de controle sanitário na entrada”, diz Diana Quintas,  diretora da Abemmi (Associação de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional) e sócia da Fragomen, empresa de migração.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Por conta da pandemia, as fronteiras brasileiras estão fechadas desde o dia 27 de março para turistas de todos os países. Atualmente são permitidas apenas a entrada de estrangeiros em situações excepcionais. Já as fronteiras terrestres e aquaviárias seguirão fechadas.

Na portaria editada no final de junho, apenas aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília estavam liberados para voos com visitantes estrangeiros. Agora, quase todos os estados podem receber turistas, com exceção da Paraíba, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins.

A liberação ocorre no dia em que o país ultrapassa a marca dos 90 mil óbitos e dos 2,5 milhões de casos do novo coronavírus.

Compartilhe: