Últimas notícias:
Loading...

Conheça regras de entrada e atrações para visitar em Cuba

Saiba a documentação necessária e como tirar o visto para entrar no país caribenho

Maior ilha do Caribe, Cuba é um país cheio de contrastes, com muita história e belezas naturais, que reúne diversos atrativos para todos os tipos bolsos e gostos.

Recentemente, Cuba foi considerado o melhor destino cultural do mundo no prêmio Travelers’ Choice 2024, do site de viagens Tripadvisor.

Street in Centro Habana, Havana, Cuba.
Créditos: spooh/iStock
Street in Centro Habana, Havana, Cuba.

O ranking tem como base a experiência dos usuários ao longo de 2023 e busca trazer as tendências deste novo ano.

O que fazer em Cuba?

Para quem deseja visitar Cuba e conhecer as riquezas culturais, artísticas e históricas do país, a capital Havana alia a arquitetura do velho mundo com a cultura contemporânea, com carros antigos e prédios históricos ainda fazendo parte do cenário da cidade.

Havana alia a arquitetura do velho mundo com a cultura contemporânea
Créditos: ulianpetersphotography/iStock
Havana alia a arquitetura do velho mundo com a cultura contemporânea

Museus, festas, shows, dança, teatro, bares, restaurantes e atividades ao ar livre não faltam por lá.

Algumas opções de passeios estão no Centro Histórico, que possui praças originadas na época colonial, museus, a Catedral de San Cristóbal de La Habana, o mosteiro de San Francisco de Assis e o castelo de la Real Fuerza.

O bairro de Vedado está mais ligado à cultura contemporânea, com arranha-céus e grandes edifícios parecidos com os da cultura dos Estados Unidos.

Carros antigos no Centro Histórico de Havana, em Cuba
Créditos: luoman/iStock
Carros antigos no Centro Histórico de Havana, em Cuba

No Centro Habana, estão o Capitólio Nacional de Cuba e o Museo de Bellas Artes.

Varadero

Já Varadero tem as belezas naturais como prioridade, como as praias de água azul-turquesa com areia branca. Distante a cerca de 150 quilômetros da capital cubana, a cidade possui grandes hotéis all-inclusive.

Paraíso tropical, Varadero 150 km da capital cubana, Havana
Créditos: nantonov/iStock
Paraíso tropical, Varadero 150 km da capital cubana, Havana

Um dos locais mais visitados é o Vara Diving, ideal para realizar mergulhos e conhecer uma caverna. Lá também existe uma famosa casa de rum para degustação de bebidas e o Parque Josone, que conta a história de Cuba.

Em Varadero, ainda há o Delfinario, propício para nadar com os golfinhos, e a Reserva Ecológica de Varahicacos, que proporciona uma imersão na natureza.

Trinidad

Trinidad é outra cidade propícia para conhecer a arquitetura colonial espanhola dos séculos 18 e 19. O destino é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Um dos pontos culturais de destaque é o Vale de los Ingnios, que antes era o centro da produção de açúcar de Cuba.

Trinidad é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco
Créditos: Vividus/iStock
Trinidad é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco

Alguns pontos de visitação são a Plaza Mayor, que é o coração de Trinidad, o Museo de Historia Municipal, a Plaza Carillo, o Museo Nacional de la Lucha contra Bandidos e a praia Ancón, de águas com tons azuis-claros e areias brancas.

Documentos para entrar em Cuba

Para entrar em Cuba, viajantes brasileiros precisam de visto. O processo de solicitação da Tarjeta Cuba, como é chamado o documento, é simples e deve ser feito nas representações diplomáticas do país caribenho no Brasil.

O primeiro passo é preencher um formulário (D’Viajeros) disponibilizado com seus dados pessoais e da viagem (acesse aqui). É bom levar o documento impresso.

Além do passaporte válido, é necessário apresentar passagem de ida e volta (voucher); reserva de hospedagem e o certificado de vacina contra a febre amarela (saiba como tirar aqui).

Além da Embaixada cubana em Brasília, a solicitação do visto também pode ser feita no Consulado de Cuba em São Paulo (Rua Cardoso de Almeida, 2.115, Sumaré).

O visto de turismo é válido para uma entrada com duração de 90 dias, prorrogável por mais 90 dias.

Cuba exige apresentação de um seguro-viagem. Mas é bom ficar atento ao contratar a cobertura, pois são poucas as empresas que atuam no Brasil habilitadas pelo governo cubano para a comercialização de apólices. A Universal Assistance é uma delas.

O seguro-viagem para Cuba depende do tipo de apólice contratado pelo turista, mas todas disponibilizadas pela Universal Assistance, da Zurich Seguro, possuem o mínimo exigido para a entrada no país, que é de US$ 10 mil para despesas médicas.