Destinos de praia estão na preferência dos brasileiros no pós-pandemia
Pesquisa feita em seis países da América Latina aponta caminhos para o turismo após a covid-19
A pandemia do novo coronavírus afetou o turismo global em cheio, causando fechamento de fronteiras, cancelamentos de voos e adiando viagens. Mas como vai ser quando pudermos viajar de novo?
Uma pesquisa realizada pela agência de comunicação e marketing especializada em turismo Interamerican Network na primeira quinzena de junho com 1.174 viajantes de seis países da América Latona traz luz ao tema. No Brasil, o levantamento foi feito em parceria com a Catraca Livre.
Para 54% dos entrevistados, as viagens dentro do próprio país é a primeira opção para quando as viagens foram retomadas . A Europa é a preferência de 19% dos entrevistados, seguida de América Latina (13%), América do Norte (9%) e Ásia (2%).
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Se considerada apenas uma viagem dentro da América Latina, os destinos mais escolhidos foram Argentina (20%), México (18%), Peru (13%), Colômbia (13%), Chile (12%), Brasil (12%) e Uruguai (6%).
Para fora da região, os destinos mais desejados em uma possível viagem são Europa (principalmente Portugal, Itália, Espanha e Grécia), com 59%, Estados Unidos (principalmente Flórida), 16%, e Ásia (principalmente Japão, Indonésia, Maldivas, Tailândia), 11%. África do Sul, Canadá e Oceania tiveram, cada um, 4% da preferência, enquanto o Oriente Médio aparece com 2%.
Viajar ainda em 2020
Quase metade dos entrevistados (46%) afirma pretender viajar ainda em 2020, sendo que outros 18% consideram viajar se encontrarem uma boa promoção.
Os meses de novembro e dezembro são os preferidos para este público, com 30% das respostas cada. Inclusive, quando perguntados se pretendem fazer alguma viagem na época das festas de fim de ano, 47% responderam que sim, 18% ficariam dependentes de uma boa promoção e 35% refutam totalmente a possibilidade.
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Já aqueles que descartam totalmente a possibilidade de viajar ainda este ano somam 36%, sendo que as principais razões para isso são a preocupação com a disseminação da covid-19 (63%) e dificuldades financeiras causadas pela pandemia (20%).
Indagados sobre o tipo de viagem que pretendem fazer ainda este ano, um destino de praia ocupa, com folga, a preferência, com 39% das respostas, enquanto viagens em cruzeiros e destinos religiosos foram as alternativas menos escolhidas, com apenas 1% cada. Outras opções incluem viagens culturais (18%), ecoturismo e contemplação (13%), urbanas (12%), aventura (6%), gastronomia e vinhos (6%), esqui (2%).
Para Danielle Roman, presidente e CEO da Interamerican Network, a pesquisa apontará direções para que as empresas do setor de turismo e os viajantes possam se preparar melhor para a retomada das viagens. “A pesquisa tanto confirma percepções sobre as quais já se fala no mercado, como aponta novos achados”, comenta.
Escolha do destino
A inspiração para escolher o destino da próxima viagem virá de buscas na internet (28%) ou de recomendação de amigos (28%) segundo as respostas. Outras fontes de inspiração incluem dicas dos agentes de viagem (14%), redes sociais (8%), influenciadores e blogueiros de viagem (8%), dicas da imprensa especializada (7%) e publicidade (7%).
A forma de compra da viagem será de maneira independente para 50% dos respondentes, entrando em contato diretamente com companhias aéreas, hotéis etc. As agências ou operadoras de viagens físicas e tradicionais mostraram quase o dobro de vantagem na preferência em relação às OTAs (Online Travel Agency, ou agências de viagem online), com 29% das respostas, versus 15%.
Viajantes brasileiros
Alguns resultados da pesquisa no Brasil mostraram tendências distintas daquelas contabilizadas na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México.
“Ao contrário da tendência regional, a maioria dos brasileiros (44%) diz não pretender viajar nos feriados de fim de ano, mas outros 27% considerariam a opção se encontrassem uma boa promoção”, comenta Osmar Maduro, diretor da Interamerican e coordenador da pesquisa no Brasil.
A pesquisa também revela uma confiança maior dos brasileiros na imprensa especializada. Na pergunta sobre quem inspira sua próxima viagem, despontando em terceiro lugar, com 10% da preferência, atrás apenas de buscas na internet (33%) e recomendação de amigos (30%), e na frente de agentes de viagem (9%), redes sociais (7%), influenciadores e blogueiros de viagem (6%) e publicidade (5%).
Já entre os destinos preferidos dos brasileiros para uma viagem na América Latina, Chile (20%) e Argentina (19%) despontam na preferência.
Já para nossos vizinhos, o Brasil não está bem cotado nas respostas sobre destino desejado dentro da região para uma próxima viagem: aparece em 5º lugar para argentinos, chilenos e mexicanos, e em 9º (penúltimo lugar) para colombianos e peruanos.
O levantamento da Interamerican Network foi feito em parceria com a Catraca Livre, a publicação peruana Infotur, o portal argentino Boardingpax e a associação mexicana Confetur.