EUA vão liberar entrada de brasileiros em novembro; veja regras
Os turistas também não terão mais que cumprir algum tipo de quarentena; entenda as novas regras
O governo dos EUA anunciou nesta segunda-feira, 20, que suspenderá a partir de novembro as restrições de viagens a turistas estrangeiros, inclusive brasileiros, que estejam completamente vacinados contra a covid-19.
Para entrar nos EUA, os brasileiros deverão apresentar um comprovante de vacinação completa, bem como um teste negativo para o novo coronavírus realizado no máximo três dias antes do embarque.
Os turistas também não terão mais que cumprir algum tipo de quarentena. Atualmente, brasileiros podem entrar nos Estados Unidos desde que não tenham estado no Brasil nos últimos 14 dias.
A medida também vale para turistas da China, Índia, Reino Unido e países membros da União Europeia.
O comunicado da Casa Branca, no entanto, não deixou claro se haverá restrição a algum tipo específico de vacina. Os imunizantes aplicados nos Estados Unidos são da Johnson & Johnson, Pfizer e Moderna.
As vacinas Oxford/AstraZeneca e Coronavac — que respondem por 70% dos vacinados brasileiros– não são aplicadas nos EUA.
No aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde brasileiro, é possível emitir o documento em inglês ou espanhol. Veja como emitir o documento.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), o governo americano deve aceitar todas as vacinas aprovadas para uso emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Casa Branca também não informou a data exata que as novas medidas entram em vigar, disse apenas que “a partir do início de novembro”.
Visto para brasileiros entrarem nos EUA
Apesar do anúncio da liberação de entrada de turistas, os brasileiros que não têm visto terão que esperar mais um pouco.
Isto porque os serviços de emissão e renovação do visto para entrar nos Estados Unidos ainda seguem interrompidos no Brasil.