Fotógrafos mostram a beleza e a fragilidade do Pantanal em exposição virtual

Araquém Alcântara, João Farkas e Luciano Candisani fazem parte da iniciativa ‘Documenta Pantanal’

16/08/2020 14:04 / Atualizado em 17/08/2020 14:31

A badalada feira SP-Arte inaugura sua versão online e apresenta, entre os dias 24 e 30 de agosto, obras de expositores nacionais e internacionais, além de projetos artísticos independentes.

Entre os participantes da 1º edição da SP-Arte Viewing Room , estão os  renomados fotógrafos brasileiros Araquém Alcântara, João Farkas e Luciano Candisani, que fazem parte da iniciativa ‘Documenta Pantanal’.

O ‘Documenta Pantanal’ marcará presença na edição da SP-Arte Viewing Room
O ‘Documenta Pantanal’ marcará presença na edição da SP-Arte Viewing Room - Divulgação/Luciano Candisani

O trio apresentará imagens do Pantanal, a maior área alagada do planeta em extensão contínua.

Os trabalhos serão expostos na plataforma virtual da SP-Arte, que disponibilizará visualização das imagens em um link especial da iniciativa a partir de sua data de estreia.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


As obras poderão ser admiradas e adquiridas por colecionadores até o início do mês de dezembro. No total, cada um deles levará cinco fotografias para a plataforma.

Vista da Serra do Maracajú, em Aquidauana (MT)
Vista da Serra do Maracajú, em Aquidauana (MT) - João Farkas

De acordo com a produtora Mônica Guimarães, organizadora do Documenta, a participação desses três profissionais contribui para ilustrar e exemplificar como a fotografia é importante na criação de um pensamento que estimule a preservação, ainda mais em período tão delicado para a região, que sofre com a maior das queimadas das últimas décadas.

Área de mineração industrial na cidade de Poconé (MT)
Área de mineração industrial na cidade de Poconé (MT) - João Farkas

“O olhar sensível de cada um deles para as variadas facetas da região pantaneira expõe, além da exuberante natureza desse ecossistema, sua fragilidade e chama a atenção para a necessidade de sua urgente conservação”, diz.