Megatrilha vai conectar 25 parques nacionais da Itália

Estes tipos de trilhas são bem comuns em outras partes do mundo

15/06/2020 15:33

O governo da Itália e o CAI (Clube Alpino Italiano) se uniram para criar uma megatrilha que irá conectar dos os 25 parques nacionais do país, incluindo os das ilhas da Sardenha e Sicília.

As Dolomitas, cadeia montanhosa nos Alpes italianos, são algumas das paisagens que será possível contemplar durante a megatrilha
As Dolomitas, cadeia montanhosa nos Alpes italianos, são algumas das paisagens que será possível contemplar durante a megatrilha - PictureLake/iStock

Batizado de Sentiero dei Parchi (Caminho dos Parques, em português) a trilha vai receber um investimento de 35 milhões até 2033 para a construção do percurso.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


A ideia é conectar as montanhas Dolomitas, no norte do país, à bela costa italiana, com paradas nas famosas Cinque Terre, por exemplo, seguindo para sul até chegar na Sicília e na Sardenha.

O projeto é na verdade uma expansão de uma trilha de sete mil quilômetros já existente administrado pelo CAI, que se chama Sentiero Italia (Caminho Itália) e passa por 18 parques nacionais italianos.

Traçado da megatrilha Sentiero dei Parchi, que irá conectar todos os 25 parques nacionais da Itália
Traçado da megatrilha Sentiero dei Parchi, que irá conectar todos os 25 parques nacionais da Itália - Ministero dell'Ambiente/Divulgação

Trilha ferroviária

Recentemente os Estados Unidos anunciaram a criação de uma longa trilha ferroviária que conectará mais de 125 linhas existentes entre a capital Washington, DC ao estado de Washington, na costa oeste.