Nômades digitais: 5 dicas para enviar e receber dinheiro

É preciso ficar atento para não acabar pagando altas taxas de conversão e custos de comissão

Receber ou enviar dinheiro para destinos internacionais tornou-se mais fácil nos últimos anos, o que ajuda muito intercambistas, nômades digitais e profissionais expatriados.

Ao contrário das transações bancárias dentro de um mesmo país, as remessas internacionais através de agentes tradicionais exigem que vários fatores sejam levados em consideração: taxas de conversão de moeda, burocracia na documentação, demora e altos custos de comissão.

 Confira 5 dicas para enviar e receber dinheiro como um nômade digital ou intercambista
Créditos: bu/iStocknhill
 Confira 5 dicas para enviar e receber dinheiro como um nômade digital ou intercambista

Hoje, porém, existem alternativas 100% digitais mais adequadas às necessidades dos viajantes, nômades digitais e intercambistas.

Pedimos para Gabriela Dobre, gerente de Growth Brasil da fintech Global66, listar cinco dicas para quem já mora fora do país ou está pensando em mudar e ainda tem dúvidas para enviar e receber dinheiro:

1 – Selecione a ferramenta que melhor se adapta às suas necessidades

As transferências digitais são o aliado número 1 das pessoas que querem ter na ponta dos dedos uma forma de enviar e receber dinheiro com segurança e em questão de minutos. Entre os serviços disponíveis estão transferências instantâneas entre usuários, câmbio de moedas e carteira multimídia.

Além disso, é necessário pesquisar qual empresa ou banco oferece as melhores taxas e não cobra comissões abusivas.

É necessário pesquisar qual empresa ou banco oferece as melhores taxas
Créditos: sefa ozel/iStock
É necessário pesquisar qual empresa ou banco oferece as melhores taxas

2 – Prefira uma empresa com alcance global

Se você é um viajante, estudando ou trabalhando ao redor do mundo, precisa encontrar um serviço que tenha ampla cobertura geográfica. Antes de utilizar uma ferramenta de transferência, verifique quais são suas rotas de entrega, em quais países atua e se o valor é maior ou menor.

3 – Verifique se a plataforma é segura e transparente

A empresa digital que vai ajudá-lo a enviar ou receber dinheiro deve seguir regras rígidas e divulga-las com clareza.

4 – Certifique-se de encontrar a melhor taxa de câmbio

Com a constante volatilidade das moedas, algumas pessoas são afetadas ao fazer câmbio de moeda, pagando um preço muito mais alto e tendo má experiência.

Para evitar isso, algumas plataformas possuem um conversor de moeda embutido que mostra a taxa de câmbio em tempo real e a discriminação de custos. Dessa forma, você pode encontrar a melhor hora do dia para realizar a transação.

5 – Envie todo o dinheiro que precisar e esteja ciente dos limites

Se você não achar necessário enviar grandes somas de dinheiro de uma só vez, agende transferências semanais ou mensais, estando ciente de que as operações têm limites máximos. Ou escolha uma ferramenta que tenha arteira digital integrada, na qual você pode armazenar seu dinheiro com segurança em diferentes moedas e independentemente do total da transferência.