Bolsonaro se enrola ao defender uso da hidroxicloroquina contra covid-19
Presidente foi ridicularizado nas redes sociais após não conseguir concluir uma frase sobre o remédio que desse para compreender o que ele quis dizer
Em mais uma live semanal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender o uso da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes diagnosticados com a covid-19. Mas, dessa vez, nem Bolsonaro conseguiu concluir a defesa e se enrolou ao fazer seu testemunho sobre o medicamento. Após a fala, o presidente virou meme nas redes sociais.
“A hidroxicloroquina tá proibida. Se não tem alternativa, por que proibir? ‘Ah, não tem comprovação científica que seria eficaz’. Mas também não tem comprovação científica que não tem comprovação eficaz. Nem que não tem nem que tem”, disse o presidente Bolsonaro, absolutamente enrolado.
E ele continuou: “Agora, é uma realidade. Tem muita gente que toma [sem dizer quem, nem com base em qual estudo] como no meu caso, no dia seguinte, tá novo. Foram embora os sintomas. E tem estudos da [incompreensível] Por que negar? Não tem outra alternativa. Agora, imagine daqui a algum tempo, porque vai ter comprovação científica mais cedo ou mais tarde, diga que a hidroxicloroquina é eficaz nesse caso. E aqueles que proibiram em seus estados e municípios, quantas mortes poderiam ser evitadas?”, disse Bolsonaro.
- 5 alimentos que são eficazes para combater a pressão alta
- 10 dicas para envelhecer bem, segundo a ciência
- Descoberta a tecnologia de vacinas contra covid-19 que pode tratar câncer
- Covid-19 pode aumentar risco de hipertensão, diz estudo
E fez questão de frisar (talvez a melhor parte de seu discurso): “Não sou médico, não recomendo nada a ninguém. Recomendo o seguinte: procure um médico”, disse.
A defesa do remédio foi feita exatamente no dia em que o Brasil registrou a marca de mais de 2 milhões de casos do novo coronavírus, e mais de 75 mil mortes pela doença. E hoje também saiu um novo estudo da Universidade de Oxford, da Inglaterra, que associou o uso da hidroxicloroquina ao agravamento do quadro e morte de 1,5 mil pacientes internados com a covid-19. Confira aqui.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- 4 dicas essenciais para um bom home office
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 coisas para fazer quando a ansiedade bater
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
O ator Gregório Duvivier fez um dos melhores comentários sobre o enrosco do presidente: “os responsáveis por dizerem se o remédio funciona não disseram que ele funciona mas também não disseram que ele não funciona então pode ser que ele funcione já que não disseram que ele não funciona”, afirmou.
Nas redes sociais, muitos foram os comentários e críticas sobre o discurso confuso de Bolsonaro sobre o uso da hidroxicloroquina. Confira:
Assista ao vídeo na íntegra: