Últimas notícias:

Loading...

Bruno Covas não está usando cloroquina para tratar covid-19, isso é fake news

O uso da cloroquina está liberado em SP desde 9 de abril, dois meses antes do prefeito testar positivo para covid-19

Por: Redação

Uma fake news que circula pelas redes sociais afirma que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), está usando cloroquina para se tratar do novo coronavírus e por isso, só agora, liberou o uso do medicamento nos hospitais da cidade.

Covas testou positivo para a doença após exames de rotina no dia 13 de junho. O prefeito segue isolado em casa sem sintomas da doença.

Crédito: Rovena Rosa/Agência BrasilO uso da cloroquina está liberado em SP desde 9 de abril, dois meses antes do prefeito testar positivo para covid-19

A notícia cita uma falsa entrevista de Bruno Covas à CNN Brasil em que ele, além da cloroquina, teria afirmado que estaria usando azitromicina para se curar da covid-19.

De acordo com o site Boatos.org, circula nas redes sociais três versões da fake news. Todas elas possuem erros de português e não citam fontes.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


O uso da cloroquina está liberado na cidade de São Paulo desde 9 de abril, dois meses antes do prefeito Bruno Covas divulgar que testou positivo para a doença.

O uso da substância, no entanto,só é autorizado para pacientes internados e sob duas condições, quando houver prescrição do médico e desde que o uso seja autorizado formalmente pelo paciente ou por sua família.

Azitromicina

O prefeito revelou que está tomando o antibiótico azitromicina, frequentemente usado para tratar pacientes com infecções pelo coronavírus, receitado pelo médico dele.

Bruno Covas faz um tratamento de imunoterapia contra um câncer desde fevereiro. O prefeito vem sendo acompanhado por equipes médicas.

Compartilhe: