Como evitar estresse dos gatos diante do isolamento social

Veterinária explica que alguns gatos reagem mal à presença constante dos tutores em casa, mas existem formas de amenizar o problema

Os gatos gostam de ter seu ambiente sob control (Foto: Tookapic/Pixabay)
Os gatos gostam de ter seu ambiente sob control (Foto: Tookapic/Pixabay)

Posts cômicos nas redes sociais mostram fotos de gatos aparentando irritabilidade ao ter que “aguentar” os tutores o dia inteiro em casa durante a quarentena, determinada por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas, embora a situação esteja sendo tratada com humor (e por vezes chega a ser engraçada mesmo), a verdade é que a mudança repentina da rotina pode mesmo irritar os gatos.

“Os gatos gostam de ter seu ambiente sob controle, por isso, qualquer alteração em seu ambiente e rotina podem ser muito estressantes. Perante as mudanças pelo isolamento social, os felinos estão lidando com uma nova realidade e essa é uma situação desafiadora para eles”, diz a veterinária da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec.



A especialista explica que os gatos conseguem identificar que algo está diferente e, por isso, o ideal é tentar manter a rotina do animal: “Se possível, evite a reorganização dos móveis e alterações nas disposições dos objetos utilizados pelos gatos, pois isso pode gerar desconforto e aumentar os níveis de estresse. É importante também manter a mesma rotina de alimentação”, comenta.

Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).

Em parceria com ANDA

Agência de Notícias de Direitos Animais e maior portal de notícias sobre animais do mundo.